Mechanical Conceptual chega ao mercado em abril

SolidWorks anuncia lançamento do Mechanical Conceptual

A partir do dia 2 de abril, os usuários do software SolidWorks na Europa e nos Estados Unidos poderão adquirir a licença do novo produto da Dassault Systèmes 3DExperience Platform: SolidWorks Mechanical Conceptual. Na América Latina, a empresa ainda avalia um data center para operar na região. 

O novo ambiente dentro do SolidWorks vem ao mercado com a promessa de facilitar o processo artístico do designer, além de favorecer o trabalho coletivo dos usuários e clientes durante o processo de desenvolvimento de produtos complexos, como máquinas e equipamentos, através de um social program.
 
A ferramenta possibilita o compartilhamento de sketch entre diferentes bases. Com os arquivos salvos na nuvem, além da integração entre designers e clientes, por exemplo, as ideias e rascunhos podem ser recuperadas a qualquer momento. Todas as etapas podem ser salvas através de uma ferramenta de busca e recuperadas a qualquer momento.
 
O gerente de produtos da SolidWorks, Kishore Boyalakuntla, compara o programa com a ideia de rabiscar no guardanapo. “Você tem uma ideia, você vai lá e design”, resume.
 
Kishore explica que hoje o produto já é usado por alguns clientes específicos, os quais avaliam o software antes dele ser aberto ao mercado em geral. O programa é chamado de Light House. “Eles farão isso para preencher alguns buracos que o sistema pode ter”, diz o gerente. A avaliação acontece por cerca de seis meses antes da licença ser liberada à venda. 
 
Junto com o Mechanical Conceptual a empresa anuncia um produto complementar ao pacote de soluções, o Industrial Conceptual, voltado para o design de produtos. O software passará a ser usado pelos clientes avaliadores a partir de julho, sem data específico para o lançamento oficial.
 
Mechanical Conceptual no Brasil
 
No Brasil e no México, os primeiros testes de performances serão realizados nos próximos dias, conta o diretor da SolidWorks na América Latina, Oscar Siqueira. “A expectativa é que em duas semanas nossa equipe já esteja preparada”, aposta Siqueira.
 
A partir disso, ele espera que até o próximo semestre o software já esteja disponível na América Latina. A ideia é agilizar a definiçao do data center, se ele será construído, alugado ou providenciado de outra base. “Está dentro do planejamento da Dassault Systèmes que haja data center em qualquer lugar que seja necessário”, enfatiza.
 
SolidWorks World 2014
 
Os novos produtos foram anunciados pela empresa durante o evento anual SolidWorks World, que aconteceu durante esta semana em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos. Encerrado na última quarta-feira (29), o evento contou com, aproximadamente, 6 mil pessoas, entre usuários, colaboradores, jornalistas e revendedores.