Acoplamentos de eixo de fácil montagem para torques até 110.000 Nm

A Mayr power transmission equipou o acoplamento por conjunto de discos ROBA-DS para torques elevados com uma conexão cônica fácil de montar.

Os torques de aperto de parafusos elevados podem constituir um verdadeiro desafio durante a instalação de acoplamentos de eixo de grandes dimensões - especialmente em locais onde há limite de espaço. Assim, a Mayr power transmission equipou o acoplamento por conjunto de discos ROBA-DS para torques elevados com uma conexão cônica fácil de montar e de bloqueio positivo que funciona a torques de aperto extremamente baixos. Os cinco tamanhos estruturais nessa série abrangem um intervalo de torque nominal de 22.000 a 110.000 Nm.
 
O manuseamento de acoplamentos grandes é um trabalho árduo, por isso deverá ser facilitado tanto quanto possível para os técnicos. Além disso, a facilidade de montagem de acoplamentos de grandes dimensões assume também um aspecto econômico. É possível economizar muitas horas e despesas desnecessárias graças a uma montagem simples e rápida. No caso do ROBA-DS com uma conexão cônica, o conjunto de discos flexível está conectado, com bloqueio positivo e isento de folgas, a componentes de ligação como cubos, flanges e luvas. Os parafusos cônicos externamente são puxados para dentro dos furos cônicos das fixações usando parafusos de aperto e as buchas com colar dos conjuntos de disco são apertadas. Devido a esta forma cônica, são geradas forças que expandem de modo radial e flexível as buchas com colar e as fixações, garantindo desse modo uma conexão livre de folgas do conjunto de discos.
 
Torques de aperto de parafusos drasticamente reduzidos
 
A nova conexão cônica reduz os torques de aperto de parafusos para uma fração em comparação com designs convencionais de bloqueio por fricção, o que simplifica significativamente a instalação e a desmontagem. Além disso, as unidades não precisam ser movidas para a instalação e a desinstalação.
 
Os acoplamentos por conjunto de discos ROBA-DS são extremamente robustos, resistentes a baixas e altas temperaturas, extremamente rígidos em termos de torção e isentos de manutenção. Eles transmitem o torque sem folgas e sem desgaste, compensando os desalinhamentos de eixo axiais, angulares e radiais. Em designs de junta dupla, esse componente permite variações extremamente flexíveis a nível de comprimento entre dois conjuntos de discos para ajuste da folga do eixo. Os acoplamentos por conjunto de discos são especialmente adequados para aplicações com torques elevados graças a suas excelentes características e os cubos e as luvas específicos de clientes garantem um nível elevado de flexibilidade.
 
 
Conforme figura acima, quando montados, os parafusos cônicos são inseridos nos furos cônicos pelo parafuso de aperto. Para desmontar o conjunto de discos, o parafuso de aperto é desapertado e depois apertado com a cobertura de pressão no lado oposto para dentro dos parafusos cônicos. Como resultado disso, ele fica desapertado e pode ser puxado axialmente. O conjunto de discos e a luva podem assim ser desmontados radialmente.

Tópicos: