McLaren terá tecnologia para acabar com limpadores de para-brisas

Método que usa ondas sonoras amplia visibilidade no interior de carros sem usar acessórios adicionais.

Se depender da montadora McLaren, uma peça importante dos carros pode ser substituída em breve: os limpadores de para-brisas, que ajudam a melhorar a visibilidade do motorista durante chuvas e nevascas, devem deixar os modelos futuros de veículos esporte da fabricante em breve.

Atualmente, a companhia trabalha em um sistema que usa ondas sonoras de alta frequência para criar pequenas vibrações que afastam chuva, insetos e lama, impedindo que qualquer objeto fique preso no vidro frontal do veículo, além de melhorar a visibilidade e acabar com problemas como ter os para-brisas congelados durante uma nevasca.

A tecnologia não foi detalhada pela empresa, mas será possivelmente composta de um dispositivo instalado próximo aos retrovisores. Ela é adaptada também de uma técnica já existente em caças de combate, similar ao que dentistas usam para remover a placa bacteriana de pacientes.

A McLaren pretende começar a comercializar carros com a tecnologia a partir de 2015, mas carros menos luxuosos só receberiam o método posteriormente, após aperfeiçoado e barateado. Originalmente, os limpadores foram patenteados em 1903, mas adotados apenas na década seguinte, pois muitos motoristas achavam que o movimento da peça distraia os condutores e causava acidentes.

Por Nilton Kleina/ TecMundo/ DailyMail


Tópicos: