Governo deve adiar exigência de itens de segurança em carros

Governo deve adiar exigência de itens de segurança em carros.

Expressando preocupação com o aumento no preço dos carros, o ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou ontem (11) que o governo deve prorrogar o prazo para a instalação obrigatória de airbags (bolsas que inflam em caso de colisão) e de freios ABS (que evitam o travamento das rodas) em todos os carros novos.
 
A exigência dos dois itens para 100% da frota nova no próximo ano está prevista desde 2009 em duas resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), formado por representantes de oito ministérios. A Fazenda não faz parte do conselho.
 
Após a declaração de Mantega, o Ministério das Cidades e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) disseram em nota que desconhecem mudança no cronograma e que a obrigatoriedade começa a valer em 2014.
 
A Folha apurou que o governo tratará o assunto diretamente com a Anfavea (associação das montadoras), na semana que vem.
 
Em vez de elevar para 100% o percentual de carros com os equipamentos, como previsto, Mantega afirmou que poderia haver um aumento gradual. "Nós estamos estudando o que fazer com isso. Possivelmente, nós vamos adiar a entrada em vigor. Provavelmente, nós vamos diferir isso em um ou dois anos."
 
Impacto e inflação
 
Na declaração sobre a prorrogação, dada em Brasília durante evento com empresários da indústria, Mantega afirmou estar preocupado com o impacto dos equipamentos no valor dos carros.
 
"Elevaria o preço entre R$ 1.000 e R$ 1.500", prevê o ministro. A Folha havia antecipado, na terça, que montadoras previam aumentos de até 10% nos modelos populares.
 
A preocupação com o preço dos veículos faz parte do esforço do governo para tentar conter a inflação.
 
Pelo terceiro ano seguido, o governo Dilma Rousseff não entregará a inflação no centro da meta de 4,5%, o que servirá de combustível para críticas na campanha eleitoral de 2014.
 
Hoje, o índice está em 5,77%, e o objetivo do governo é conseguir levá-lo para mais perto do centro da meta no ano que vem. A projeção do mercado, no entanto, é que a inflação permanecerá próxima de 6% em 2014.
 
Para o Denatran, que tem a responsabilidade de zelar pelo cumprimento da legislação de trânsito, a edição das resoluções estabelecendo o uso obrigatório dos sistemas de segurança a partir de 2014 "foi um passo importante para diminuir os índices de mortalidade e acidentes no trânsito", segundo seu site.
 
Procurado, o Ministério da Fazenda não comentou a nota do Ministério das Cidades e do Denatran.
 
Por Mariana Screiber e Felipe Nóbrega/ Folha de S. Paulo