Emprego na indústria para de cair após cinco meses

Emprego na indústria para de cair após cinco meses.

Após cinco meses em queda, o número de empregados na indústria brasileira aumentou 0,1% em outubro, na série com ajustes sazonais, apontou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos cinco meses anteriores, o nível do emprego industrial acumulou baixa de 1,8%.
 
Ante outubro de 2012, o emprego industrial caiu 1,7%, 25º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e o mais intenso desde setembro de 2012 (-1,9%), apontou o instituto.
 
No acumulado do ano, o total do pessoal ocupado na indústria diminuiu 1%. Nos 12 meses encerrados em outubro, também houve baixa de 1%. 
 
O levantamento trouxe ainda que a folha de pagamento real diminuiu 0,8% na passagem de setembro para outubro, já descontados os efeitos sazonais. Em relação a outubro de 2012, contudo, houve alta de 1,2%. No acumulado do ano, o indicador avançou  2,3%. Em 12 meses, o aumento foi de 3,7%. 
 
Já o número de horas pagas na indústria subiu 0,3% entre setembro e outubro, mas teve baixa de 2% em relação ao antepenúltimo mês de 2012. No acumulado do ano, houve queda de 1,1%, mesma taxa registrada em 12 meses.
 
Por Alessandra Saraiva/ Valor Econômico
 

Tópicos: