Camex reduz imposto de importação para bens de capital

Foram reduzidos os impostos de 141 itens sem produção local.

Resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (9) reduz o imposto de importação de 141 bens de capital (máquinas e equipamentos), informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
 
Os produtos foram inseridos no regime conhecido como "ex-tarifário", que consiste na redução temporária das alíquotas, de 14% para 2% e para zero, no caso de bens de capital, sem produção no país. O objetivo é estimular investimentos produtivos na economia brasileira.
 
Os investimentos globais e os relativos às importações de equipamentos, vinculados aos ex-tarifários publicados hoje são, respectivamente, de US$ 951 milhões e US$ 307 milhões, informou o governo federal. Segundo o MDIC, os principais setores beneficiados foram os de autopeças, bens de capital e alimentício.
 
Entre outros investimentos produtivos, a redução de alíquotas vai reduzir os custos para instalação de fábricas de compressores de ar em Barueri (SP); para processamento de massas e biscoitos, no Rio de Janeiro (RJ) e para produção de óleos químicos e ingredientes para cosméticos em Americana (SP).

Tópicos: