O Líder Treinador

Wilson Sergio, colaborador

Uma equipe capaz de realizar tudo na ausência do líder nos traz a idéia de que está bem orientada.

Quando observo as lutas de boxe, vejo que mesmo estando liderando apenas um indivíduo, o técnico ou o treinador mantém e impõe uma disciplina rígida mas coerente com o título em questão. Afinal para se alcançar os objetivos há que sempre estar motivado e lembrado de que eles precisam ser alcançados e como devem ser alcançados.

Assim é um jogador ou até mesmo um boxeador.

É incrível que mesmo após uma grande surra durante os assaltos, o boxeador quando senta na cadeira para buscar fôlego para ouvir as orientações sobre os erros e os acertos encontra um treinador que sempre diz:

- Esquive-se, é isso mesmo, ele está na sua mão, mexa-se mais e ataque, defenda-se e desfira o seu melhor golpe, ele não pode com você. Viu o soco que acertou nele? Ele respeitou você neste momento, você precisa cansá-lo, precisa jabear um pouco mais, se ele se empolgar agarre-o, não o deixe acreditar na luta, agora vá lá e acabe com essa luta.

Tamanha motivação mesmo que não leve à vitória garante pelo menos uma coisa, a lealdade e o respeito entre ambos os envolvidos. Ambos estarão conscientes do trabalho bem feito.

Como colaborar com a equipe fazendo apenas oito perguntas e praticando as respostas:
1) Quais são os objetivos que você está tentando alcançar?
2) Como você avalia ou mede se está fazendo a coisa certa? (É importante lembrar que a medida do funcionário deve ser a mesma da empresa. Isso evita que ele esteja perseguindo um objetivo enquanto a empresa espera outro)
3) Como tem sido o seu progresso dentro da organização?
4) Quais competências você considera que precisaria ter para atingir melhor os seus objetivos?
5) Como você está gerenciando o seu tempo?
6) Que fatores não ligados ao trabalho estão influenciando a sua performance?
7) Qual(is) competência(s) você está cuidando de adquirir agora?
8) Como posso ajudá-lo a melhorar?

Ser um líder treinador é muito mais do que ser um chefe, ainda que se trate de um chefe considerado bom. Veja a seguir as principais diferenças entre os dois:

Chefe
- Controla o comportamento
- Dá ordens
- Foca na execução da tarefa
- Resolve problemas
- Assume a responsabilidade
- Dirige as pessoas

O Líder Treinador
- Libera o potencial
- Motiva
- Foca no processo
- Ouve e ensina a resolver os problemas
- Compartilha a responsabilidade
- Serve as pessoas

Enfim o verdadeiro líder treinador, faz com que os seus funcionários-discípulos estejam sempre motivados a atingir os seus próprios objetivos e os da empresa. E principalmente os objetivos do líder que é o de manter-se atuando.
Afinal quantas vezes um técnico muda de clube?

Tópicos: