Novembro registra nova baixa na venda de veículos leves

Com menos dias úteis, mês foi fraco, mas média diária cresce.

Novembro terminou com 288,2 mil automóveis e comerciais leves emplacados, registrando quedas em todas as bases de comparação, segundo dados da consultoria Carcon Automotive repassados à Automotive Business. O tombo foi de 8% em relação às 313,5 mil unidades de outubro passado e de 2,9% ante as 297 mil de novembro de 2012. No acumulado de 2013, os 3,24 milhões de veículos leves novos licenciados representam recuo de 1,5% contra os mesmos onze meses do ano anterior, quando foram vendidos 3,29 milhões. 

Parte do retrocesso nas vendas pode ser explicado pelos dois feriados do mês passado que reduziram para 20 o número de dias úteis em novembro, contra 23 em outubro, o que prejudicou a soma total de emplacamentos no mês. Foram licenciados, em média, 14,4 mil veículos leves por dia útil em novembro, o que representa avanço de 5,7% em relação à média de 13,6 mil emplacamentos no mês anterior. 

“Para empatar com 2012, será necessário vender 394,4 mil veículos leves em dezembro, uma tarefa difícil, mas para a qual as montadoras vão colocar todos os seus esforços de marketing na praça, para tentar convencer o cliente de que será o último mês com IPI reduzido para carros e não deixar a compra para 2014”, avalia Julian Semple, consultor da Carcon. 

Com os resultados obtidos até agora, 2013 poderá registrar a primeira queda das vendas de veículos leves no País em uma década, colocando fim a um ciclo de 10 anos ininterruptos de crescimento.

Por Pedro Kutney/ Automotive Business