Projeção para o PIB é de 2,5%

Projeção para o PIB é de 2,5%

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse ontem (20) que será mantida a previsão de crescimento da economia brasileira este ano em 2,5%.

Amanhã, o Ministério do Planejamento terá de divulgar o relatório de avaliação bimestral de receitas e despesas. Para isso, fixa parâmetros macroeconômicos que embasam as previsões de receitas.
 
"Nós estamos no final do ano. Temos a visão de que vamos crescer 2,5% este ano. Vamos manter isso no relatório. Faremos ajustes sem grandes mudanças em relação ao relatório anterior", afirmou ao sair da Câmara dos Deputados, onde participou de uma audiência pública.
 
De acordo com a ministra, do lado das receitas, a principal alteração será a inclusão da previsão de arrecadação em 2013 com a abertura dos parcelamentos especiais (Refis) para multinacionais, bancos e seguradoras e a reabertura do chamado Refis da Crise para os contribuintes inadimplentes.
 
A ministra reforçou ainda o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal, mas não mencionou o superávit primário que será alcançado este ano. Segundo ela, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é importante para dar mais flexibilidade na execução do orçamento. "O superávit tem de refletir o ano que estamos vivendo", disse.

 

Por Renata Veríssimo/ O Estado de S. Paulo