Indústria investe em capacitação de profissionais

Indústria investe em capacitação de profissionais

No Brasil, 80% das empresas industriais investem em capacitação de trabalhadores, segundo o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), diretor-geral do Senai e diretor Superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi.

Na avaliação dele, esses recursos poderiam ser utilizados em ganhos de eficiência caso não houvesse a carência de mão de obra de qualidade. "Entre os alunos concluintes do ensino médio, 90% não aprenderam o adequado em matemática e não temos como fazer muito quanto a isso no chão de fábrica", afirmou.
 
O diretor da CNI ainda avaliou que o Brasil tem um problema em sua matriz educacional. "Há uma lógica bacharelesca", afirmou. "Temos de dar formação de qualidade com a tecnologia que a indústria tem e nos locais onde a indústria está. É preciso superar a ideia tola de que educação profissional não forma para a cidadania."
 
Segundo Lucchesi, a CNI está discutindo com o Ministério da Educação a criação de um programa como o Ciência sem Fronteiras do qual as empresas industriais possam participar.

Tópicos: