As Nove Situações - Parte 1

Wilson Sergio, colaborador

Saber onde pisa e como pisa, é o ensinamento desse que é um dos mais importantes e esclarecedores capítulos desse livro. Em operações militares, o terreno pode ser classificado de acordo com nove posições geográficas e que interferem no modo de executar as operações militares. Desta forma, os tipos de terreno são os seguintes : o dispersivo, o marginal, o contencioso, o aberto, o convergente, o crítico, o difícil, o cercado e o desesperado.  

Tipos de situações táticas relacionadas com o terreno


Dispersivo - Quando um príncipe empreende uma campanha no seu próprio território, o lugar é chamado dispersivo.
Marginal - O território inimigo no qual ele entra, mas não penetra profundamente, é chamado marginal.
Contencioso - O território cuja ocupação for favorável tanto para o inimigo, quanto para nossas forças, é chamado de terreno contencioso.
Aberto - O terreno que é acessível para ambos os lados é chamado terreno aberto.
Convergente - Um território onde vários Estados vizinhos se encontram e que possui cruzamentos importantes é chamado de convergente. Aquele que adquire o seu controle por primeiro, obterá aliança com os demais vizinhos.
Crítico - Quando um príncipe penetra profundamente em território hostil, depois de ter atravessado muitas cidades inimigas encontra-se em território crítico.
Difícil - Um terreno com altas montanhas, florestas densas e pântanos impenetráveis ou qualquer lugar onde é difícil viajar é chamado terreno difícil.
Cercado - Um terreno para o qual acesso é estreito e qualquer retorno exige um desvio, de forma que uma tropa, mesmo que seja pequena, bastará para derrotar um exército grande, é chamado terreno cercado.
Desesperado - Um terreno onde apenas uma batalha desesperada e com todas as suas forças o salvará, mas que se você falhar, será derrotado e destruído, é chamado terreno desesperado.   Portanto, nunca lute em terreno dispersivo; nunca permaneça em terreno marginal; nunca ataque um inimigo que primeiro alcançou um terreno contencioso; nunca permita que se bloqueiem as comunicação do exército em terreno aberto; forme alianças com príncipes de estados vizinhos em terreno convergente; saqueie os recursos do inimigo para as suas provisões em território crítico; atravesse, rapidamente, os terrenos difíceis; elabore planos e estratagemas para atravessar os terrenos cercados; e trave uma batalha com todas as suas forças em território desesperado.   Táticas antigas
Antigamente, os generais qualificados nas operações militares buscavam:
- impedir que a vanguarda e a retaguarda do inimigos estabelecessem contato;
- impedir que o corpo principal do inimigo e suas divisões pequenas se apoiassem mutuamente;
- impedir que os oficiais e os subordinados do inimigo se apoiassem mutuamente e comuniquem-se entre si;
- dispersar os soldados inimigos de modo que eles não pudessem se concentrar, e caso se reunissem, não pudessem se juntar em grupamentos.  

A essência das operações militares


A essência das operações militares é a velocidade das ações e a exploração das vulnerabilidades do inimigo, indo por caminhos que ele não espera e atacando onde ele não está preparado.  

Princípios gerais para fazer a guerra em território inimigo


Os princípios gerais para se fazer guerra em um território inimigo são os seguintes:
- Quanto mais você penetrar em território hostil e seus soldados estiverem coesos, mais difícil será para os defensores o derrotar;
- Se você penetrar em um terra fértil, você deverá saquear os campos inimigos, pois, isto garantirá provisões para seus homens;
- Alimente seus soldados e não os desgaste, mantenha o moral alto e conserve as suas energias;
- Movimente suas tropas com táticas engenhosas de forma que o inimigo não possa prever seu estratagema.   Você deverá lançar seus soldados em situações das quais não há nenhuma chance de retirada, e de onde eles não fugirão, nem sequer quando estiverem enfrentando a morte.
E quando os soldados não tiverem medo de morte, não haverá nada para eles temerem e eles darão o máximo de si em seus combates (Afegãos, Vietnamitas, Japoneses e Iraquianos utilizam esse princípio).
Soldados que penetram profundamente em território inimigo ficarão destemidos, não haverá nenhuma estrada para eles se retirarem, e eles permanecerão firmes (Americanos o fazem).
  Estando em território inimigo, eles estarão coesos. Nesse terreno, não há nenhuma escolha e todas as lutas serão como uma batalha desesperada.
Assim, tais soldados não precisam de nenhum treinamento para serem vigilantes. Eles farão o que você quiser, mesmo antes que você determine; eles cooperarão, mesmo antes que você os determine; e eles seguirão na sua direção conscientemente, mesmo antes que você os ordene.
Você deverá proibir superstições e deverá desfazer rumores e suspeitas entre seus soldados, assim, eles não abandonarão a batalha, mesmo em face da morte.
Os soldados não têm nenhuma riqueza em excesso, porque eles desprezam os bens materiais; eles não temem a morte e não se preocupam com a longevidade.
No dia em que ao exército for ordenado para combater uma batalha decisiva, os soldados poderão sentar e poderão chorar com lágrimas que molham sua roupas, alguns poderão deitar e chorar com lágrimas que fluem pelas suas bochechas. Mas se você os lança em uma situação onde não há nenhum modo para eles se retirarem, eles se mostrarão destemidos e tão valentes quanto Zhuan Zhu ou Cao Gui.
Nota: Zhaun Zhu, sem temer a morte, atacou sozinho, apenas munido de uma faca o Duque de Huan, recuperando terras que lhe haviam sido tomadas. Cao Gui. criminoso da província de Wu, mesmo sabendo que receberia a pena capital, matou o rei Liao.  

A serpente do monte Chang


Aqueles que estão qualificados nas operações militares deverão ser como o shuairan, a serpente de Monte Chang. Se você golpeia sua cabeça, seu rabo lançará um ataque contra você; se você bate em seu rabo, sua cabeça o golpeará; se você bate em seu corpo, ela atacará com sua cabeça e com seu rabo.
Se perguntassem: "Os soldados podem alcançar essa coordenação instantânea como aquela serpente ?" A resposta seria: " Eles podem ".
Todo o mundo sabe que as pessoas de Wu e as pessoas de Yue são inimigas, mas se eles viajassem em um mesmo barco apanhado em uma tempestade, eles ajudariam um ao outro, da mesma maneira que as mãos esquerda e direita cooperam.
Amarrar as pernas dos cavalos de guerra ou prender as rodas das carruagens nunca foram modos fidedignos para se manter os soldados unidos e evitar as deserções do combate.
Manter os soldados empenhados na batalha e dispostos a lutar corajosamente, depende de uma boa administração e de bom comando militar.
A exploração correta das situações trará coragem aos soldados e permitirá a exploração das possibilidades das suas tropas.
Um general habilidoso deve comandar milhares e milhares de cavalos e homens, como se ele estivesse conduzindo um único homem, que não hesitará em seguí-lo.  

Para comandar um exército:


- Um general tem que ter uma mente serena e insondável;
- Ele deve comandar suas tropas de uma maneira imparcial e vertical;
- Ele deve manter os seus oficiais e soldados ignorantes de seus planos militares;
- Ele altera dispositivo de suas tropas e seus planos militares sem que qualquer um fique sabendo;
- Ele modifica suas áreas de acampamento, utilizando caminhos diversos, sem que qualquer um se antecipe a sua intenção;
- Um general que conduz suas tropas para lutar uma batalha decisiva deve cortar todos os meios de retirada, assim como se joga uma escada para trás, depois que se galga uma altura;
- Quando ele conduz as suas tropas em um reino vizinho, deverá ter o impulso de uma flecha que foi lançada;
- Ele comanda os seus soldados, assim como se faz com um rebanho de ovelhas sem qualquer um saiba qual o seu destino;
- Ele reúne seu exército inteiro e o penetra com ele em situações perigosas.
Isto é o que um chefe deveria fazer.  

Para conduzir uma guerra no território inimigo


O modo para conduzir uma guerra no território inimigo é como segue:
- quanto mais fundo seus guerreiros penetrarem em território hostil, maior será o espírito deles para lutar;
- quanto menos profundo seus guerreiros penetrarem, menor será a disposição deles para a luta;
- ao cruzar a fronteira para um país vizinho, para um campo de batalha onde não há nenhum modo para soldados retornarem, você está em terreno crítico;
- ao ocupar uma posição que se estende em todas as direções, você entrou em território convergente;
- ao penetrar profundamente no território do inimigo, você entrou em solo crítico;
- ao penetrar uma pequena distância, você está em solo marginal;
- ao deparar-se com um local com terreno áspero na sua parte de trás e uma passagem estreita, você está em terreno cercado;
- ao entrar em uma região onde não há nenhum modo para a retirada, você está em terreno desesperado.

As táticas variadas de acordo com os tipos de terreno, os movimentos de avanço ou recuo, segundo as condições favoráveis e a observação da natureza humana é tudo o que um general tem que estudar e examinar cuidadosamente.

Tópicos: