Mercado mantém projeção do PIB, mas corta a da indústria em 2013

Mercado mantém projeção do PIB, mas corta a da indústria em 2013

Embora os analistas consultados pelo boletim Focus, do Banco Central, tenham mantido tanto a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2013, em 2,50%, quanto para o de 2014, no patamar de 2,13%, os especialistas do mercado reduziram a estimativa para o aumento da produção industrial brasileira neste ano de 1,80% para 1,77%.
 
Os analistas, entretanto, visualizam uma recuperação no ano que vem. A mediana das estimativas do setor industrial em 2014, subiram de 2,39%, há uma semana, para 2,50%, informa o boletim Focus.
 
Na sexta-feira (1), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou uma alta de 0,7% na produção industrial de setembro, quase metade da média de 1,3% esperada pelos analistas consultados pelo Valor Data. O resultado reforçou a expectativa de um PIB negativo no terceiro trimestre. 
 
De acordo com analistas, a indústria chega ao fim do ano com aposta de expansão tímida já que as primeiras evidências indicam que o quarto trimestre teve início morno, sem sinais de forte recuperação no setor. 
 
De acordo com sondagem mensal realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o nível de confiança dos empresários da indústria de transformação caiu 0,2% em outubro. Entre aqueles pertencentes ao setor de bens de capital o recuo foi maior, cerca de 6%.
 
Por Ana Conceição/ Valor Econômico

Tópicos: