Indústria puxa redução do desemprego em SP, diz Dieese/Seade

Indústria puxa redução do desemprego em SP, diz Dieese/Seade

A indústria de transformação foi responsável por 50 mil das 66 mil vagas criadas na Região Metropolitana de São Paulo e puxou redução da taxa de desemprego aferida pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), de 10,4% para 10% em setembro. 
 
Pela primeira vez neste ano, de acordo com Alexandre Loloian, coordenador da pesquisa pela Fundação Seade, o volume de trabalhadores da indústria é maior do que no ano passado (1,668 milhão, contra 1,664 milhão em setembro de 2012). O resultado dá sequência à trajetória de recuperação que a indústria da região tem mostrado desde junho, conforme os dados do levantamento. 
 
O técnico do Seade informou que os únicos dados desagregados por segmento da indústria referem-se ao de metal-mecânica, que não contribuiu para o resultado positivo, já que registrou total de trabalhadores 5,4% menor do que em setembro do 2012.
 
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, os melhores resultados são da construção e do comércio, com variações de 8,9% e 7,6%, respectivamente.
 
Os serviços mantiveram a trajetória negativa observada nos meses anteriores e reduziram em 2,2% a ocupação ante setembro do ano passado, com fechamento de 125 mil vagas. Do total, 118 mil postos foram perdidos no segmento de alojamento e alimentação, artes, cultura, esporte e recreação, redução de 10,5%. Para Loloian, o resultado reflete o aumento expressivo da inflação de serviços durante o ano. “Os preços do setor subiram bem mais do que o aumento da renda média, reduzindo a demanda e impactando no nível de emprego”, afirma.
 
Por Camilla Veras Mota/ Valor Econômico

Tópicos: