Inovações em sustentabilidade na indústria marcam 15 anos da Fimai

A Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade acontece de 5 a 7 de novembro, em São Paulo (SP).

As centenas de empresas dedicadas à sustentabilidade no processo industrial e mais de 10 delegações estrangeiras organizaram seus produtos e serviços para apresentar aos frequentadores da 15ª edição da Fimai - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade. A Feira, em São Paulo, será nos dias 5, 6 e 7 de novembro, reunindo uma grande concentração internacional de especialistas interessados em inovações tecnológicas, ferramentas, bens, conhecimentos e equipamentos, no Centro de Exposições do Center Norte (Pavilhão Azul - Rua José Bernardino Pinto, 333 - Vila Guilherme - SP - 13 às 20 horas).
 
Ali também estarão importantes pesquisadores do setor, como o professor Haroldo Mattos de Lemos, presidente do Instituto Brasil PNUMA, no XV Simai - Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial; Silvano Silvério, presidente da AMLURB, no Seminário de Resíduos - IX Recicle Cempre; e José Goldemberg, professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo - USP, no Seminário “Utilização de Resíduos Sólidos Urbanos como Insumo Energético”, promovido pela Air and Waste Management Association - A&WMA - Seção Brasil.
 
Geo Brasil, Ecotelhado, Etatron, Bruno Industrial, Alfamec, Fragmaq, Taurus Plast, Metalsinter, Nederman, Proluminas, Suzaquim, Tecscan, Lavra Logística Reversa, Iguaçumec são exemplos de empresas brasileiras que marcam presença no evento. Já entre as instituições que vão disponibilizar suas informações e corpo técnico para apoiar as mais diversas iniciativas socioambientais estão a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Serviço Nacional da Indústria (Senai), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), entre outras.
 
Com circulação média anual de 20 mil visitantes, participação de mais de 300 marcas e dezenas de expositores estrangeiros, a XV Fimai promove intercâmbio de informações e negócios nas áreas de gerenciamento de resíduos, energias renováveis, licenciamento ambiental, mercado de carbono e MDL’s, remediação de locais contaminados, tratamento de efluentes e reúso de água, sistemas de gestão ambiental, educação socioambiental, indicadores de sustentabilidade, entre outros, visando o gerenciamento ambiental do Ar, Água e Solos em prol da Sustentabilidade nas empresas.
 
Pavilhões internacionais e delegações estrangeiras
 
Como já é tradicional, a Fimai recebe e organiza pavilhões de corporações internacionais e, nessa edição, conta com duas delegações alemãs, das regiões da Bavária e de Hessen, além de países como Holanda e Suíça, que também formaram grupos de empresas para marcar presença e oferecer suas novidades. Pela Itália, a participação inclui o seminário “Made in Vêneto - por um modelo de sucesso na gestão de resíduos” (dia 5 de novembro, às 15 horas), no Centro de Convenções do Pavilhão Azul; e a França terá palestras com enfoque em “Energias Renováveis” (dia 6, às 14 horas), no auditório dos expositores.
 
Empresas da Espanha, Turquia, Argentina, Portugal, Áustria, China, Estados Unidos, Canadá estão entre os expositores, e a comitiva “Cool and Clean Mission”, formada por 17 empresas do Reino Unido, também participarão do evento.
 
Seminários com conteúdos atuais e palestrantes renomados
 
Os palestrantes convidados dos eventos paralelos XV Simai - Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (8h30 às 18h30) e IX Seminário de Resíduos - Recicle Cempre (9h às 18h), também já confirmaram presença.
 
A palestra magna do XV Simai será proferida por Haroldo Mattos de Lemos, presidente do Instituto Brasil PNUMA - Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, um dos mais entusiasmados parceiros da Fimai/Simai, presente no evento desde a primeira realização. Com o tema “Clima e Sustentabilidade: Desafios do Século XXI”, a abertura do Seminário dará as coordenadas para outras importantes palestras.
 
Outro destaque é professor Jesse L. Thé, palestrante internacional do Simai que apresentará o tema “Sistemas de Inventário de Emissões Globais – Efeito Estufa e Gases Tóxicos” na programação de palestras com tradução simultânea durante o dia 5 de novembro, dedicado às participações internacionais. Ele trará informações atualizadas sobre o problema de emissões gases poluentes que, conforme atestam os principais organismos internacionais na área ambiental e de saúde, causam a morte de mais 3,6 milhões de pessoas por ano no mundo. A apresentação incluirá o estágio atual do aquecimento climático, das emissões de gases de efeito estufa e as negociações para um acordo global sobre o tema. A palestra integrará todos os aspectos em um tópico único e consistente. A programação completa e outras informações estão no site do evento.
Tópicos:



Comentários