Airbag externo deve virar realidade até 2020

Tecnologia criada busca diminuir as lesões causadas por impactos laterais.

De acordo com a publicação inglesa Auto Express, é provável que, antes de 2020, modelos produzidos em série adotem um novo método para reduzir os danos causados por colisões laterais. Trata-se do uso de airbags laterais externos, tecnologia criada pela TRW, fornecedora de equipamentos de segurança.
 
O airbag, instalado embaixo da porta e que tem um funcionamento similar a tradicional bolsa de ar interna, é acionado segundos antes de ocorrer um impacto lateral, diminuindo o risco de lesões nos passageiros do veículo. “Colisões laterais ainda são uma das maiores taxas de acidentes, respondendo por cerca de 40% dos casos”, afirma Norbert Kagere, Vice-Presidente da TRW.
 
A bolsa de ar mede 70 centímetros de altura, dois metros de comprimento e conta uma espessura entre 15 e 20 centímetros, o que é suficiente para proteger as portas traseiras e dianteiras até a linha da cintura. O projeto foi financiado pela União Europeia e teve início na Espanha há três anos com um forte apoio da Seat.
 
Por Marcelo Moura/ Car and Driver Brasil

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