Projeto Comprador aproxima empresas de todos os portes na Mercopar

Rodadas de Negócios seguem nesta quarta-feira no evento que reúne 603 empresas em Caxias do Sul.

Micro e pequenas empresas têm a oportunidade de oferecer seus produtos e serviços no Projeto Comprador durante a 22ª Mercopar, Feira de Subcontratação e Inovação Industrial que segue até sexta-feira (4) de outubro, em Caxias do Sul. Uma das participantes durante o primeiro dia das rodadas de negócios foi o Grupo Colméia, com sede em Esteio. Segundo o diretor-executivo Júlio Cesar Delfino, a empresa participa do projeto há quatro anos.
 
“Isto nos proporciona bons negócios. Hoje tive a oportunidade de conversar com o comprador da Embraer. É muito bom conhecer melhor o comprador, sentir se tem interesse e saber as suas necessidades. Normalmente, não temos essa abertura. Então, se de dez que conversarmos, um deles fechar negócio, já será muito bom, pois são grandes empresas comprando”, avalia Delfino. Ele conta que, no ano passado, apresentou a empresa para o comprador da Ecovix. “Hoje a empresa é o nosso terceiro melhor cliente. Aqui temos acesso para falar com quem importa”, acrescenta o diretor. O Grupo Colméia vende contâineres para canteiros de obras e banheiros químicos.
 
A Perseo Consultores, da Colômbia, participa do projeto como compradora. O gerente Omar Hernan Perez está na Mercopar pela terceira vez e afirma que o Brasil e, principalmente, o Rio Grande do Sul, concentra grandes oportunidades de negócios, tecnologia e qualidade de produtos nos setores naval, petrolífero e automobilístico. “A feira e o Projeto Comprador possibilitam a obtenção de muitas informações e negócios para a Colômbia. Duas empresas me interessaram e pretendo visitá-las”, afirma Perez. 
 
Já o sócio-gerente da Jacuí Indústria de Equipamentos Industriais, Maurício Chites Magnus, ofereceu serviços de usinagem e montagem industrial aos compradores. “Estamos há 21 anos no mercado e há cerca de 15 participando da Mercopar. Às vezes a negociação é lenta, mas vale a pena. Há empresas mais abertas para a negociação e outras nem tanto. É uma oportunidade para os empreendimentos se conhecerem, comprarem e venderem”, comenta ele. 
 
A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. 
 
Imagem capa: Divulgação/ João Alves/ Mercopar