Empresários contam com budget para fechar negócios

Expectativa é positiva entre os expositores da Mercopar 2013, apesar da fase ruim do setor.

Eram 14h desta terça-feira (1) quando os expositores faziam os últimos ajustes nos estandes do Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, onde ocorre a 22ª edição da Feira de Subcontratação e Inovação Industrial – Mercopar 2013.

Com um recorde de expositores, 603 espalhados em 20 mil m² de área de exposição, os empresários buscam fechar novos negócios a partir deste último trimestre do ano. Para o presidente da Sebrae do Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch, o período em que a feira é realizada “facilita os prazos de negociações, especialmente para o setor de máquinas e equipamentos”.

Ao se aproximar do fim do ano, as empresas finalizam os investimentos de 2013 e passam a fazer a programação de investimentos para o próximo ano. “O que nos motiva para esta feira é o budget das empresas para 2014”, conta o técnico de aplicações da Hexagon Metrology, Paulo Gomes. Ele considera o evento importante para que a empresa possa divulgar suas tecnologias e fechar negócios no segundo maior pólo do setor no Brasil: o Rio Grande do Sul.

O representante da área comercial Serrana da SKA, Gustavo Gonçalves, reconhece a dificuldade que o setor vem enfrentando, mas é positivo com o mercado futuro. “A gente sabe que o mercado não se comportou bem em 2013, mas esperamos que o fim deste ano possa ser diferente”, fala Gonçalves.

Outro empresário confiante com as mudanças do mercado é o diretor da Agie Charmilles, André Bettuz. “O mercado está um pouco difícil, mas esperamos que essa fase passe”, diz. Ele conta que os seus clientes estão produzindo, entretanto têm medo de investir em novos equipamentos. Ainda assim, ele acredita no evento, pois ele abrange um pólo tão importante para o setor. “Tradicionalmente fechamos negócios aqui”, relata.

Além da oportunidade de fechar novos negócios, muitos empresários aproveitam a oportunidade para se aproximar de clientes da região. “É uma forma de nos mostrarmos para o público, apesar do contexto deste ano”, explica o supervisor de vendas da Cosa Intermáquinas, Luciano Tumelero. Ele lembra que com a crise na indústria de máquinas, muitas empresas deixaram de participar da feira neste ano, por isso a importância de se mostrar presente.

 

Confira também a Editoria Especial: Mercopar 2013 com a cobertura completa do evento!