Mercopar conta com espaços dedicados à inovação

Mercopar: espaço para inovação em destaque

Responsável por apresentar as principais tecnologias dos setores de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais, a 22ª Mercopar contará com um espaço destinado à inovação em vários níveis. Diversas atividades serão promovidas pelo Sebrae/RS durante a Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que acontece a partir desta terça-feira (1º) até sexta-feira (4) no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Chamados de "Espaços de Inovação", as ações serão realizadas diariamente e reunirão expositores, empresas participantes de projetos do Sebrae/RS e visitantes.

Espaço desafio inovação em rede

O desafio será formado por seis equipes com quatro componentes, na sua maioria alunos de escolas técnicas e universidades. Durante os quatro dias da feira, os competidores buscarão soluções para o seguinte problema/desafio: modelamento tridimensional de um dispositivo de uma célula de mecatrônica.

Ao longo da feira, os participantes terão que realizar entregas parciais em formato de animações. Os projetos finais de cada equipe serão apresentados para uma banca de avaliação, composta por técnicos, gestores de projetos e um responsável pelas instituições que propuseram o desafio. O objetivo é trabalhar a inovação aberta, em que o desenvolvimento de produtos ou processos são obtidos através do compartilhamento de ideias, de processos e de pesquisas. A proposta é mostrar para as empresas que, para se tornarem cada vez mais inovadoras, devem abrir as portas de sua organização para ideias externas.

A equipe vencedora do desafio será anunciada no último dia da feira e ganhará viagem para a importante feira do setor: 18º Congresso Internacional e Exposição de Automação, Sistemas e Instrumentação, que será realizado em 2014.

Espaço do conhecimento

Em uma área específica expositores e visitantes poderão participar de palestras que tratam de assuntos que vão desde a sustentabilidade até as novas tecnologias da informação, passando por práticas de gestão. O local terá em sua grade de programação a apresentação de cases empresariais de sucesso em diferentes setores. “Serão conteúdos atuais, sobre diferentes assuntos. O espaço será aberto a todos os interessados”, explica o gestor de projetos do Sebrae/RS, Gustavo Schneck Moreira.

As palestras serão proferidas por especialistas em suas respectivas áreas. Entre os assuntos tratados estão temas importantes para as empresas, como inovação, sustentabilidade, lean manufacturing, metrologia e tecnologia da informação. “Os assuntos são bem distintos. Em uma palestra teremos uma profissional da área de Relações Públicas falando sobre este trabalho aplicado às micro e pequenas empresas, por exemplo”, ressalta Moreira. Em comum, todas as atividades têm o objetivo de levar conhecimento técnico, que auxilie nas práticas de gestão dos ouvintes. Cada encontro deverá durar, em média, 45 minutos, e a perspectiva é de que as atividades sejam realizadas de hora em hora.

Espaço de expositores

Uma seleção de empresas que investem em inovação também será destaque durante a Mercopar 2013. O Espaço de Expositores contará com oito empresas escolhidas entre os parceiros do Sebrae/RS. O objetivo é mostrar produtos diferenciados que apresentam soluções inovadoras para algumas situações enfrentadas no dia a dia empresarial. São produtos de diferentes segmentos. Entre os parceiros escolhidos para dividir o espaço estão empresas de Porto Alegre, Estância Velha, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. “Temos empreendimentos do setor de tecnologia da informação, automação, eletrônica, máquinas para o setor coureiro, entre outros”, explica.

A iniciativa de reunir estas empresas em um mesmo espaço se propõe a dar oportunidade para que elas ampliem seus mercados e possam fechar bons negócios durante a Mercopar. “Algumas fazem parte de projetos coletivos do Sebrae e outras são parceiros de negócios. É um espaço dedicado ao fechamento de acordos”, enfatiza Moreira.

Espaço de sustentabilidade

A edição deste ano da Mercopar trará, pela primeira vez, ao Rio Grande do Sul o estande do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). De forma interativa, e fazendo uso de novas tecnologias, o espaço foi projetado com o objetivo de difundir conceitos e práticas de sustentabilidade para empresários e proprietários de pequenos negócios. “Esse estande foi levado pelo Sebrae para a Rio+20 e, pela primeira vez, será apresentado no Rio Grande do Sul. Apesar de ter foco nos empresários, todos os visitantes poderão conhecer o local”, explica o técnico do Sebrae/RS, Cobausc Lima dos Santos.

O estande traz estações de conhecimento de forma interativa com participação do usuário, através de jogos, vídeos empresariais, infográficos e acesso a sites especializados no tema. “Todo o trabalho de orientação sobre sustentabilidade é feito de uma forma atraente, utilizando tecnologias e ferramentas que agradam ao visitante”, ressalta. Empresários que passarem pelo estande também terão a oportunidade de avaliar até que ponto as ações de sua empresa são sustentáveis. Nas estações de práticas empresariais, o gestor participa de pesquisas e realiza diagnósticos que permitem medir o desempenho de sua empresa neste tema. “É um espaço dedicado a desenvolver conhecimentos sobre o assunto, como foco em gestão e conceitos de sustentabilidade”, afirma Santos.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. 


Tópicos: