Toyota terá elétrico de três rodas em 2014

Veículo começará a ser usado no Japão a partir do ano que vem.

A Toyota irá expandir o Ha:Mo, sistema integrado de transporte urbano, que está em testes na cidade de Toyota, no Japão, desde outubro de 2012. Seu nome tem origem no termo "Harmonious Mobility Network". A rede, que combina transportes particular e público, tem como objetivos otimizar a mobilidade urbana, reduzir o estresse causado por engarrafamentos e diminuir emissões de CO2 e consumo de energia.
 
Atualmente, há 20 veículos elétricos, que se deslocam entre quatro estações de mobilidade compartilhada. A partir de outubro de 2013, a cidade contará com 62 bicicletas e 55 carros elétricos em 17 estações, que serão instaladas próximas a terminais de trem, metrô, ônibus e locais de densa circulação, como em centros comerciais, em prédios públicos e nos escritórios da Toyota.
 
Para tornar a rede de transporte eficaz foi desenvolvido o Ha:mo Navi, um programa com informações em tempo real para os usuários do sistema identificarem o melhor tipo de transporte, particular ou público, a ser utilizado no momento, as rotas mais rápidas, alertas de trânsito, linhas de ônibus e realizar reservas dos veículos elétricos nas estações de mobilidade compartilhada.
 
i-Road
 
Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, Suíça, no início deste ano, o conceito i-Road se tornará realidade em 2014, ao ser o principal meio de transporte elétrico do Ha:Mo.O novo i-Road será exibido na Ceatec (Cutting-edge IT & Electronics Comprehensive Exhibition), feira de tecnologia avançada, na cidade de Chiba, Japão, entre 1 e 5 de outubro.
 
Tópicos:
        



Comentários