Arequipa finaliza projeto de expansão em Pisco

Fonte: IBS - 21/06/07

A peruana Aceros Arequipa finalizou sua expansão de capacidade, de 390.000 toneladas por ano para 530.000 t/a em sua planta de Pisco, ouviu a Steel Business Briefing da companhia. No momento, a siderúrgica está realizando testes de produção em seu novo forno de arco elétrico de 60 toneladas, que substituiu uma antiga unidade de 40 toneladas.

A companhia também inaugurou, recentemente, um forno de reaquecimento de 80 toneladas por hora, aumentando sua capacidade de laminação. Esse, por sua vez, substituiu um forno de 40 t/h.

Com a expansão, a Arequipa quase atinge a capacidade de produção de sua principal concorrente local, a Siderperu (540.000 t/a), que é controlada pelo grupo brasileiro Gerdau. No entanto, a produção da Arequipa é exclusivamente de produtos longos, enquanto a Siderperu é capaz de produzir aços longos e planos.

A Aceros Arequipa também está planejando uma futura expansão, que ampliará sua capacidade total para mais de 700.000 t/a. No entanto, a siderúrgica ainda não revelou o cronograma para essa ampliação. A Gerdau espera incrementar a capacidade da Siderperu para 745.000 t/a nos próximos anos, como reportado pela SBB.