Mantega convoca Anfavea e Fenabrave

Luiz Moan e Alarico Assumpção foram a Brasília "tratar de conjunturas" com ministro da Fazenda.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniu por quase duas horas com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), Luiz Moan, e com o presidente executivo da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção, no fim da tarde de terça-feira (17). Convocada pelo próprio ministro, a reunião tratou de assuntos de “conjuntura”, conforme informou a assessoria do Ministério após o fim de encontro, sem mencionar quaisquer outras informações ou teor da conversa.
 
Havia a expectativa de discussão sobre o fim da redução do IPI para veículos, previsto para 31 de dezembro. Durante o ano passado, para manter e sustentar as vendas do setor, Mantega prorrogou por três vezes o fim do imposto menor.
 
Por meio de sua assessoria, Moan informou que não houve novidades tratadas na reunião e reafirmou ter discutido conjuntura industrial e econômica com o ministro. Ao fim do encontro, questionado por jornalistas que o esperavam no Ministério da Fazenda, o executivo repetiu o discurso que fez na última coletiva organizada pela entidade, sobre as novas projeções de produção e vendas, dando destaque para a expectativa de aumento de 5,3% no último quadrimestre do ano (setembro-dezembro) contra iguais meses do ano passado, para algo como 1,37 milhão de unidades vendidas.
 
Apesar do otimismo com as vendas na reta final do ano, a entidade revisou para baixo as projeções de mercado doméstico para 2013, estimando incremento de 1% a 2%, contra previsão de 4,5% que manteve até julho, números que deve ter apresentado a Mantega.
 
Por sua vez, a assessoria de imprensa da Fenabrave – que não conseguiu contato com o presidente-executivo da entidade após o fim da reunião – disse que encontros com o ministro para atualizar dados do setor são comuns. 
 
O encontro com o ministro e os representantes da indústria e do mercado automotivo acontece após uma nova queda nas vendas de automóveis e comerciais leves anotadas na primeira quinzena de setembro. De acordo com informações da Agência Estado, foram emplacadas 136,1 mil unidades, recuo de 3,27% sobre a primeira metade de agosto, quando haviam sido negociadas 140,7 mil unidades.
 
Por Sueli Reis/ Automotive Business

Tópicos: