Índice de confiança da indústria sobe em setembro

Índice de confiança da indústria sobe em setembro

O índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) apresentou recuperação em setembro e alcançou 54,2 pontos. O dado foi anunciado ontem (17) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a entidade, foi o segundo mês consecutivo de crescimento do índice, o que representa um "sinal importante para a recuperação da indústria".
 
Em agosto, o Icei tinha atingido 52,5 pontos. Houve, portanto, um salto de 1,7 ponto de um mês para outro. Em julho, eram 49,9 pontos, ou seja, o indicador ainda apontava pessimiso. Em setembro de 2012, porém, o Icei era de 574 pontos. Essapesquisa é elaborada considerando uma escala de zero a cem pontos. Resultados acima de 50 pontos indicam empresários confiantes. A média histórica do Icei é de 58,6 pontos.
 
Avanço
 
A GNI destaca que o aumento da confiança dos empresários foi mais intenso na indústria extrativa, segmento no qual o Icei cresceu 4,2 pontos e ficou em 57,7 pontos em setembro. Na indústria de transformação, o índice aumentou 1,7 ponto e fechou setembro com 53,6 pontos. Na construção, o fôlego foi de 0,6 ponto, chegando a um Icei de 53,5 pontos.
 
O índice de Confiança é composto por um conjunto de itens: avaliação das condições atuais sobre a economia brasileira e sobre a empresa, considerando o horizonte dos últimos seis meses; além de expectativas para os próximos seis meses também em relação à economia brasileira e à empresa.
 
Apesar do pessimismo em relação às condições atuais da economia e das empresas, cujo indicador ficou em 46,2 pontos, os industriais estão mais otimistas com o futuro. O índice de expectativas em relação às condições da empresa e da economia para os próximos seis meses subiu de 56,9 pontos em agosto para 58,2 em setembro.
 
Por região, os industriais mais otimistas foram os da região Norte, onde foi apurado Icei de 57,2 pontos. O Nordeste ficou em segundo lugar, com 56,9 pontos. O terceiro lugar foi ocupado pelo Centro-Oeste, com 55,6 pontos. O industriais do Sul ficaram na quarta colocação, com 52,7 pontos. Por último, o Sudeste, com 52,2 pontos.
 
Por segmentos, o maior otimismo em setembro estava entre a indústria de carvão, gás e petróleo, com 63,9 pontos. O Icei mais baixo foi apurado na indústria de máquinas e materiais elétricos, com 48,4 pontos.