Pesquisa da FGV mostra indústria menos disposta a elevar investimentos

Pesquisa da FGV mostra indústria menos disposta a elevar investimentos

A disposição da indústria para aumentar investimentos diminuiu entre julho e agosto, conforme sinaliza pesquisa divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (12). A Sondagem de Investimentos da Indústria de Transformação, realizada a partir de consultas a 819 empresas ao longo do bimestre, aponta que 36% das empresas afirmaram ter investido mais nos últimos 12 meses do que o fizeram nos 12 meses imediatamente anteriores; percentual menor do que o observado na pesquisa anterior, entre abril e maio, quando 45% dos consultados afirmavam ter ampliado os aportes na mesma comparação.
 
Por outro lado, cresceu o percentual de empresários que afirmam ter investido menos nos últimos 12 meses em relação aos 12 meses imediatamente anteriores: passou de 22% em abril-maio para 25% em julho-agosto.
 
Em relação aos próximos 12 meses, a previsão também é de desaceleração: 34% das empresas preveem investir mais e 17% programam investir menos. A diferença de 17 pontos percentuais entre a proporção de respostas favoráveis e desfavoráveis, segundo a FGV, é a menor desde julho-agosto de 2012. No bimestre abril-maio de 2013, 51% das empresas previam investir mais e 15% investir menos, a maior diferença do período.