Cientistas transformam frutose em novo tipo de biocombustível

Artigo publicado na revista Nature revela que mel e frutas podem virar combustíveis

Fonte: O Estado de S.Paulo - 21/06/07

Foto: Divulgação

Uma equipe de cientistas americanos descobriu que a frutose, uma forma simples de açúcar encontrada em frutas e no mel, pode se transformar em um potente biocombustível, segundo a edição desta semana da revista científica britânica Nature.

Dirigidos por James A. Dumesic, do departamento de Engenharia Química e Biológica da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, os pesquisadores desenvolveram um processo catalítico que transformou a frutose em 2,5-dimetilfurano.

Em comparação com o etanol, obtido do milho e da cana-de-açúcar, a densidade energética do combustível 2,5-dimetilfurano é 40% maior. Além disso, a substância é menos volátil que o álcool comum.

Embora o etanol seja atualmente o único combustível renovável potencialmente sustentável, apresenta limitações como a baixa densidade energética, alta volatilidade e poluição.

A estratégia catalítica utilizada pelos cientistas abre um novo caminho para transformar a frutose em um combustível líquido que, preparado para o setor do transporte, também é insolúvel em água, o que facilita a obtenção em sua forma pura.

A frutose pode ser obtida diretamente da biomassa e pode ser extraída e concentrada para a produção de adoçante.