SKF e Votorantim Metais assinam contrato

Acordo contempla serviços de monitoramento de máquinas na unidade de Alumínio (SP).

A SKF do Brasil e a Votorantim Metais, grande player mundial em metalurgia e mineração, acabam de assinar um contrato, válido até 2018, que prevê serviços de monitoramento de máquinas na unidade da Votorantim Metais em Alumínio (SP).
 
A partir do contrato firmado entre as empresas, a SKF ficará responsável pela adoção de técnicas preditivas nos maquinários e pela engenharia de confiabilidade aplicada nos rolamentos. Os serviços abrangem as salas dos fornos, fundição, produção de alumina e transformação plástica.
 
A Votorantim Metais está com um plano estratégico de gestão de ativos em andamento onde o contrato com a SKF irá acelerar o processo no que tange a confiabilidade dos equipamentos rotativos, reduzindo os custos de manutenção e aumentando a disponibilidade dos ativos.
 
“É um contrato baseado em desempenho. Os indicadores são definidos em conjunto e alinhados de acordo com a estratégia de negócio da Votorantim. Teremos o desafio de ajudar a companhia a evitar paradas não programadas e a obter mais eficiência na gestão de ativos”, explica Carlos Alberto Fernandes, diretor de serviços industriais da SKF do Brasil.
 
A SKF atuará com 53 profissionais na fábrica da Votorantim Metais, incluindo engenheiros e técnicos. O contrato conta ainda com os serviços de análise de vibração, análise de óleo, inspeção termográfica, inspeção sensitiva e lubrificação, política de manutenção para os ativos, revisão e criação dos planos de inspeção dinâmica e lubrificação, mensuração de indicadores, treinamento da equipe de manutenção, entre outros itens.
 
Com o anúncio desse acordo, a SKF planeja aumentar as receitas da divisão industrial e ampliar a participação no setor de mineração nos negócios da companhia. “As companhias estão entendendo que comprar e estocar peças e equipamentos nem sempre é a melhor estratégia. Temos demonstrado às empresas que é possível monitorar essas máquinas e antecipar possíveis falhas. Esse tipo de serviço tem trazido ganhos de eficiência e competitividade aos nossos parceiros”, detalha o executivo.

Tópicos: