Abimei promove encontro e workshop

Programação inclui café da manhã e quatro workshops técnicos no dia 14 de agosto.

A Associação Brasileira de Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei) irá promover mais um encontro setorial, com o objetivo de ampliar sua atuação. Desta vez, o foco são empresas importadoras de componentes e acessórios industriais, ramo que ganhou uma Comissão Setorial exclusiva, desde a elaboração do Plano Diretor da Abimei 2013-2017, desenvolvido no final do ano passado. A Comissão de Componentes e Acessórios é coordenada por David Campos, da Remadi Materiais Hidráulicos, com apoio de Flávio Paiva, da IPC Brasil, Secretário Executivo da Abimei.
 
A entidade, que completa 10 anos de fundação em 2013, está com ânimo renovado e vários projetos para aumentar a sua expressão enquanto entidade representativa de um dos setores mais importantes do desenvolvimento do país – os importadores de máquinas e meios de produção. A retomada das Comissões Setoriais tem o objetivo de aprofundar as discussões a respeito das particularidades de cada segmento presente na associação. 
 
Os eventos programados para o dia 14 de agosto têm início às 8h30, com um café da manhã, no Auditório Aduaneiras (Av. Paulista, 1337, 23º andar, Condomínio Paulista I), a partir das 8h30. À tarde, haverá o workshop “Perspectivas para o mercado de componentes e acessórios industriais em diversos segmentos de mercado”, para associados e não-associados da Abimei, com início às 13h30.
 
Para Flavio Paiva, o principal objetivo deste encontro é aproximar a Abimei dos importadores de componentes e acessórios, para que eles conheçam a associação e os planos para o setor. “A intenção é aproximar associados, não-associados e mídia do segmento, com o objetivo de trocar informações e discutir pontos relevantes para o setor, que é um dos mais importantes na indústria brasileira”, afirma.
 
David Campos lembra que as empresas desse segmento não têm muita representatividade e carecem de informações sobre o setor: “Queremos unir os importadores de componentes e acessórios em torno de interesses comuns. Temos muitos pontos que podem ser compartilhados em benefício de todos. A Abimei está à disposição para dar suporte a essa organização, aumentando a nossa representatividade”.
 
Workshop
 
Com três palestras e quatro palestrantes, o workshop é destinado a iniciantes ou profissionais já atuantes na área, que desejam renovar e/ou reciclar conhecimentos. O credenciamento será realizado às 12h30, com início às 13h30. Com o tema “Comércio Exterior Brasileiro e os Desafios do SISCOSERV – Totvs”, a primeira palestra será  ministrada pelo gerente de produtos da Trade-Easy, Rodrigo Mendes Dias, especialista em Sistemas de Informação, com MBA em Engenharia de Software. Dias possui mais de nove anos de experiência no desenvolvimento de soluções e softwares para comércio exterior.
 
Às 14h, será a vez de Athayde Filho, coordenador de Certificação de Produtos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) falar sobre “Registro de Objeto do Inmetro-ABNT”. Filho é engenheiro de mecatrônica, produção, telecomunicações, elétrica e eletrônica, com MBA em Gestão de Qualidade.
 
A terceira e última palestra terá início às 15h30 e será conduzida por dois palestrantes. O tema é “CRCC- Petrobras e PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat do Ministério das Cidades”, tendo à frente Ivan Prado, químico industrial pela FASB e lead auditor ISO 9001:2008 pela SGS-ICS Certificadora e OHSAS 18001:2007 pela BSI Certificadora, com larga experiência em auditorias no Brasil e no ramo de Gestão. Diretor executivo da Prado Gestão Empresarial, ele já atuou em diversos segmentos da indústria, setor automobilístico e prestação de serviços. O segundo palestrante do tema é Vinicius de Souza Silva, analista de qualidade na Prado Group, atuando efetivamente no setor de licenças ambientais e especialista no produto ISO-Tools.
 
O workshop tem valor simbólico de R$ 100,00. Os interessados devem confirmar a presença até o dia 12 de agosto, com Elaine Bellei, na Abimei: tel.: (11) 5506.6053, e-mail: [email protected], onde também podem ser obtidas mais informações.
 

Tópicos: