Mantega diz que IPCA de julho mostra que inflação sempre esteve sob controle

Mantega diz que IPCA de julho mostra que inflação sempre esteve sob controle

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou “muito bom” o resultado, em julho, do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial. Segundo ele, o indicador mostra que a inflação sempre esteve sob controle. Nesta quarta-feira (7), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que no mês passado o IPCA ficou em 0,03% em comparação a junho.
 
“O que nós estamos vendo é que a inflação baixou mesmo. Nós tivemos a cesta básica ontem caindo ao seu menor nível há muito tempo e o IPCA próximo de zero [hoje]. Portanto, isso significa que a inflação sempre esteve sob controle e agora voltou para o patamar normal desta época do ano.”, disse Mantega.
 
O ministro destacou que isso não significa uma redução no índice nos próximos meses, devido à sazonalidade normal do período. “Voltará a subir um pouco nos próximos meses porque todo ano acontece isso. Então, estou antecipando antes que alguém diga: ah! A inflação vai voltar. Claro, a inflação tem uma sazonalidade e ela está tendo um comportamento normal agora no país”, acrescentou.
 
Mantega disse ainda que a expectativa da equipe econômica é de que a inflação de 2013 seja menor do que a registrada no ano passado. “Não sei. Provavelmente, sim [será menor]", completou.
Tópicos:



Comentários