Sebrae do Rio e IQA lançam programa de qualidade

Ação vai apoiar empresas que querem fornecer à indústria automotiva.

Ocorre nesta quinta-feira (25), em Porto Real (RJ), o lançamento do Programa de Qualidade Automotiva, que vai apoiar empresas no processo de certificação para se tornarem fornecedoras ou subfornecedoras de fabricantes de automóveis. O programa foi elaborado a partir de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) e o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). 

“O programa oferece treinamentos em ferramentas de qualidade, alinhados aos requisitos da indústria automotiva. O Sebrae vai subsidiar 80% dos gastos para soluções de inovação e tecnologia para micro e pequenas empresas”, afirma a analista do Sebrae/RJ, Patrícia Neves. 

O programa começa em agosto e tem como base a norma ISO/TS 16949: 2009. De acordo com o Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Sul Fluminense (Metalsul), a falta de qualificação das indústrias locais resulta em baixo volume de negócios com as fabricantes de automóveis. 

“As montadoras insistem que fornecedores e subfornecedores adotem rígidas especificações técnicas”, recorda a analista do Sebrae/RJ. Fabricantes instalados no Rio de Janeiro como PSA Peugeot Citroën, MAN Latin America e também a Nissan, que começa a produzir automóveis em Resende em 2014, vão se beneficiar do aumento de empresas certificadas.

Por Mário Curcio/ Automotive Business

*Imagem ilustrativa de AutomecFeira