Rodada de negócios em São Leopoldo (RS) deve gerar R$ 3,8 milhões

Fonte: Agência Sebrae de Notícias - 19/07/06

A perspectiva de negócios em torno de R$ 3,8 milhões está mobilizando 266 micro e pequenas empresas gaúchas que oferecerão seus produtos e serviços a 35 grandes empreendimentos compradores de todo o País no IV Encontro Metalmecânico, rodada de negócios que será realizada no dia 19 de junho, em São Leopoldo, município distante 28 quilômetros de Porto Alegre (RS). O faturamento previsto é cerca de 15% maior que o registrado na edição do ano passado.

O encontro faz parte do 'Projeto Comprador', promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Sul e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal). As reuniões com os futuros parceiros de negócios serão individuais e terão duração máxima de 30 minutos cada. O encontro acontece das 9h às 18h, no salão de eventos do sindicato, Rua José Bonifácio, 204.

Este ano, a rodada de negócios terá duas novidades: um espaço para que as grandes empresas divulguem os produtos que precisam adquirir e outro para a realização de uma rodada livre, na qual, de uma maneira informal, os representantes das empresas poderão conversar.

Conforme o técnico do Sebrae Vales dos Sinos, Caí e Paranhana, Alexandre Zigunovas Jr., a alternativa será oferecida para as pequenas empresas que não conseguiram reuniões pré-agendadas. O objetivo é promover oportunidades de negócios entre as grandes empresas (compradoras) e as micro e pequenas do setor metalmecânico, eletroeletrônico, plástico e borracha (fornecedoras), por meio de encontros empresariais direcionados e previamente agendados.

De acordo com Zigunovas, foi preciso prospectar micro e pequenas empresas que atendessem às exigências mínimas das empresas compradoras, como certificações ISO (tanto em processos quanto ambiental) e capacidade de produção (em volume e qualidade dos produtos e serviços) que chegassem o mais perto possível das demandas das compradoras.

O encontro contará com a participação de empresas compradoras como Gerdau Aços Longos, Pirelli Pneus, Ferramentas Gedore e Atlas Copco. O gestor de Suprimentos da Gerdau Aços Longos, Mauro Uhlig Mocellin, avalia a rodada como muito importante para a empresa em face do cenário internacional da siderurgia, pois estão ocorrendo grandes fusões e internacionalizações das cadeias produtivas. “É necessário, entretanto, buscar um melhor alinhamento dos fornecedores, considerados estratégicos para esse novo cenário”, afirma.

As grandes empresas que confirmaram presença por meio de inscrições na primeira etapa são: BP Bope Proar Ltda, Eletrônica Selenium S/A, Ferramentas Gedore S/A, Forjas Taurus S/A, Indústrias Arteb S/A, Mark Grundfos Ltda, Metalúrgica Daniel Ltda, Refinaria Alberto Pasqualini, Solae do Brasil Ind. Com, Trafo Equipamentos Elétricos, Pirelli Pneus S/A, Bosal Brasil Ltda, Atlas Copco Brasil Ltda, Lupatech S/A, Coester Automoção S/A, Andréas Stihl Moto-Serras Ltda, Zegla Indústria de Máquinas para Bebidas Ltda, Gerdau Aços Longos, Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S/A, Epcos do Brasil Ltda, Rexnord Correntes Ltda, Progas Ind. Metal Ltda, Bettanin Industrial S/A, Máquinas Sanmartin, GI Eletro Eletrônicos Ltda, Parks S/A Comunicações Digitais, Areva T&D de Energia Ltda, Madal Palfinger, Montana Indústria de Máquinas Ltda, Metal Work Pneumática do Brasil Ltda, Simetall Indústria e Comércio de Ferramentas Ltda, Tercno Moageira e Siemens VDO.

Tópicos: