Com nova Selic, poupança passa a render mais que inflação projetada

Com nova Selic, poupança passa a render mais que inflação projetada

Com a taxa básica de juros subindo a 8,5%, o rendimento da caderneta de poupança passa a ser de 0,4828% ao mês, mais Taxa Referencial (TR). Com isso, o rendimento anual da caderneta vai a 5,95% mais TR e o tradicional investimento passa a render mais do que a inflação projetada para o período – o IPCA esperado para os próximos 12 meses está em 5,67%.
 
Em reunião realizada nesta quarta-feira (10) o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a Selic em meio ponto percentual.
 
Em maio do ano passado, o governo alterou o rendimento da caderneta de poupança atrelando a fórmula à taxa Selic. Os recursos aplicados a partir de 4 de maio rendem o equivalente a 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). Se a Selic for acima de 8,5% ao ano é retomada a fórmula de 0,5% ao mês mais TR. E isso pode acontecer já em agosto, conforme as expectativa são de que o Copom continue apertando a taxa básica de juros.
 
Esse rendimento atrelado à Selic foi adotado para que outras aplicações em renda fixa não perdessem atratividade em função da queda do juro básico que chegou a 7,25% ao ano.
 
Por Eduardo Campos/ Valor

Tópicos: