Ergonomia


Ergonomia

Pierre Falzon

Editora Blucher, 668 páginas
Ano de Publicação: 2007
Preço: R$ 98,50

Sobre o Livro

A ergonomia existe há meio século. É ela já bem conhecida, e conhecida pelo que que é realmente? Para muitos, seu campo de intervenção é limitado a uma adaptação física dos objetos de todo o dia.
Para outros, ela se ocupa do trabalho, excluindo todo outro tipo de atividade humana. De fato, o campo de ação da Ergonomia é mais amplo.
São consideradas as dimensões humanas - física, cognitiva, psíquica - ou setores nos quais ele intervêm - concepção, produção industrial, sistemas de saúde, serviços, grupos de projetos, etc.
A ação ergonômica consiste não só em expor seu bom senso, mas ela também se apóia sobre conceitos, modelos, procedimentos, métodos e técnicas, onde o objetivo é contribuir na elaboração de soluções, agir sobre as situações, participar na decisão de concepção.
Este livro é ao mesmo tempo uma introdução aos fundamentos da disciplina e um repertório de boas práticas.
Redigido pelos melhores especialistas no assunto, ele apresenta uma visão do conjunto da ergonomia, que não se limita nem a um campo de especialização, como a ergonomia física ou a ergonomia cognitiva, nem a um campo de intervenção particular.
Destinado aos estudantes e profissionais da ergonomia, ele é de interesse também para profissionais de outras áreas - gerentes de recursos humanos, médicos do trabalho, profissionais em prevenção, profissionais em confiabilidade, técnicos em métodos, técnicos em qualidade - que nele encontrarão elementos úteis para sua prática.

Sobre o Autor

Pierre Falzon
Professor catedrático de Ergonomia e Neurociências do Trabalho, no Corservatoire National des Arts et Métiers.
Tópicos:



Comentários