Navio mais rápido do mundo navega a mais de 100 km/h

Francisco vai operar rotas no Rio da Prata, entre Buenos Aires e Montevidéu.

O navio que você vê na imagem não é apenas o mais rápido do mundo como também tem uma capacidade de carga impressionante para a velocidade que consegue atingir. Ele pode navegar a mais de 100 km/h - 107 km/h pra ser mais preciso - carregando 1000 passageiros e mais 150 carros dessas pessoas em seu interior.
 
Fora isso, ele conta com todo um serviço de bordo, com lojinhas e restaurante para os ocupantes. O Navio batizado como Francisco, em homenagem ao Papa, foi construído na Austrália, mas vai operar a rota entre Buenos Aires e Montevidéu, no estuário do Rio da Prata.
 
 
Para atingir toda essa velocidade, a embarcação conta com turbinas de jato adaptadas para impulsionar sua estrutura super-reforçada de alumínio. As turbinas são derivadas das que se usa em Boeings 747 e utilizam gás natural líquido para funcionar. Em caso de emergência, o combustível tradicional para barcos desse porte também pode ser utilizado.
 
O fato de ser o navio mais rápido do mundo, não quer dizer que o Francisco seja a embarcação náutica que atinge a maior velocidade entre todas. Na verdade, pequenos barcos (não considerados navios) podem ir mais rápido, mas com uma capacidade de carga extremamente inferior que o navio que você vê no vídeo.
 

 
Por Leonardo Müller/ Tecmundo