Helicóptero bate recorde de velocidade e atinge 480 km/h

Equipamento utiliza cinco hélices diferentes para conseguir atingir as velocidades desejadas.

Quando pensamos em helicópteros, temos que ter em mente que eles não foram criados para atingir altíssimas velocidades, mas sim para sobrevoar regiões e dinamizar o deslocamento em algumas situações. Entretanto, é claro que helicópteros militares e também com outras finalidades podem realmente precisar de mais do que isso. Por essa razão, há algum tempo vem sendo estudada uma forma de deixá-los mais rápidos.
 
Agora, um novo helicóptero produzido pela Eurocopter está arrancando suspiros de diversos apaixonados por voo. Trata-se do Eurocopter X3 — baseado em outro da mesma companhia, o Eurocopter EC155 —, que pode oferecer velocidades muito maiores do que a média dos helicópteros atuais. Utilizando cinco hélices (a principal e mais quatro auxiliares), o Eurocopter X3 conseguiu atingir a marca de 482 km/h.
 
No começo deste mês, outra marca também foi atingida. Durante 40 minutos, o equipamento conseguiu manter velocidades superiores aos 470 km/h. Isso aconteceu em uma bateria de testes realizada no sul da França. A empresa criadora do projeto ainda afirma que durante todo o tempo ocorreu muita estabilidade e pouca ou nenhuma vibração nos voos, o que é vital para a manutenção das viagens.
 
Para o CEO da Eurocopter, os novos helicópteros X3 devem começar a ser produzidos comercialmente no inicio da década de 2020. Estima-se que cada helicóptero possa abrigar até 19 passageiros, mas no meio da mesma década é possível que esse número aumente para cerca de 30 ou 40 passageiros. Será que a Eurocopter vai conseguir fazer tudo o que deseja?