BNDES reitera compromisso com o setor

Presidente e diretor do Banco discursam na cerimônia de abertura da Feimafe.

Em um momento em que a indústria de máquinas e equipamentos se recupera, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, reiterou o compromisso com a indústria de máquinas e equipamentos. 
 
O pronunciamento foi realizado durante a solenidade de abertura da 14ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (Feimafe), ocorrida na manhã desta segunda-feira (3), no Hotel Holiday Inn, anexo ao Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo. 
 
Durante a cerimônia, Coutinho afirmou o esforço em tornar mais eficiente a relação com o setor. O diretor do BNDES, Maurício Borges Lemos, também presente na solenidade, lembrou que os financiamentos voltados para a aquisição de máquinas e equipamentos já evoluíram, aproximadamente, 50% em relação ao mesmo período do ano passado.  A expectativa é que os financiamentos alcancem R$ 100 bilhões até o final do ano.
 
Ainda em seu discurso, Coutinho destacou a importância de se inovar no setor para um mercado mais competitivo.
 
Entretanto, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto, lembra que antes de pensar em inovação, o empresário se preocupa com a insegurança na economia nacional e global. Para ele, é difícil pensar em inovação para criar um mercado competitivo, enquanto produzir no Brasil for tão caro. “Com um câmbio desses não há competitividade”, ressalta Aubert. Ainda assim, o setor apresenta retomada de crescimento (4,6%) do faturamento bruto de abril, em relação ao mesmo mês do ano passado.
 
Para Luciano Coutinho, “a indústria brasileira vive um momento histórico quando o desafio é aumentar a produtividade e, para isso, é necessário que haja mais automação e eficiência nos processos. Neste aspecto pode-se entender a importância do setor de máquinas-ferramenta e, consequentemente, deste evento”.
 

Tópicos: