Cimatec desenvolve medição de torque para sistemas BCP

Da redação - 18/06/07

Fonte: Cristiano Vasconcellos Ferreira, Coordenador do Núcleo de Pesquia Aplicada SENAI CIMATEC

O Senai Cimatec está desenvolvendo o projeto de equipamento de medição indireta de torque para sistemas BCP (UFBA - PETROBRAS)

Neste projeto serão desenvolvidos o hardware e software para um equipamento de medição de torque de forma indireta, que será aplicado ao monitoramento de sistemas de Bombeamento de Cavidades Progressivas (BCP) para fundo de poços.

O sistema realiza a estimação do torque no eixo do motor através da análise espectral do sinal de corrente de uma das fases do motor de indução trifásico (o sistema completo é formado por motor, redutor, hastes de 1200m, bomba de fundo).

Inicialmente, obtêm-se os parâmetros do motor, necessários para estimativa do torque e, posteriormente, é calculada dinamicamente a medida do valor deste torque. A faixa de medição teórica vai de zero ao valor do Torque Nominal do motor, em Newton-metro (N.m).

O projeto ainda está sendo desenvolvida, mas acredita-se que a saída do sistema deve ser de 4-20mA, comunicação RS-232 com protocolo Modbus RTU, para a comunicação com CLP tipo ZAP500.




Tópicos: