Kennametal apresenta nova linha de tratamento superficial

A linha UltraFlex da Kennametal oferece ampla gama de soluções para proteção contra desgaste abrasivo, erosivo e corrosivo.

A Kennametal apresentará ao público da 14ª Feimafe o último lançamento para tratamento superficial. O UltraFlex™ oferece desempenho de ponta em resistência ao desgaste para componentes de geometria complexas, usados nos mais variados setores, tal como geração de energia ou óleo e gás. Combinando a experiência da Kennametal em ligas de carbeto de tungstênio com as tecnologias de super ligas da (Kennametal) Stellite™, o UltraFlex forma ligas metalúrgicas contínuas, livres de vazios, gerando paredes de maior vida útil e comportamento mais previsível para componentes expostos aos ambientes mais agressivos.

A linha UltraFlex da Kennametal oferece ampla gama de soluções para proteção contra desgaste abrasivo, erosivo e corrosivo, para aços ligados e não ligados, aços inoxidáveis e ligas de cobalto e níquel. Com as capacidades de controle sobre a expessura da parede e de tratamento de peças de geometria complexa, a tecnologia exclusiva (UltraFlex) resulta em componentes de maior durabilidade, com desgaste mais previsível, otimizando a manutenção, produtividade e reduzindo custos operacionais.
 
 
Protegendo geometrias que a solda não alcança
 
Peças com geometrias complexas, diâmetros internos, bem como outras características de difícil acesso, poderão apresentar problemas de consistência caso seja utilizada a tradicional aspersão térmica ou o comum revestimento de solda. Comparativamente, o UltraFlex adapta-se facilmente a formas complexas e a diâmetros internos pequenos, além de chegar a locais que outras tecnologias de revestimento não conseguem alcançar. 
 
A espessura da região tratada pela tecnologia UltraFlex varia entre 0,254 mm e 2,03 mm (0,010» - 0,080»), aproximadamente. Dependendo da aplicação, a superfície lisa UltraFlex pode ser utilizada sem mais acabamentos ou usinada de acordo com a qualidade desejada.
 
Benefícios inigualáveis da adesão metalúrgica
 
Os tratamentos de superfície com adesão mecânica podem não suportar ambientes rigorosos devido à porosidade e à existência de concentradores de tensão internos. O processo exclusivo UltraFlex liga, de forma metalúrgica, a parede ao substrato, garantindo uma superfície de espessura consistente e diluição mínima. 
 
Soluções para corrosão, abrasão e erosão
 
Os conhecimentos especializados da Kennametal na área das ciências metalúrgicas e de materiais permitiu a formulação e a apresentação de uma proteção superior em desgaste corrosivo e abrasivo. As formulações do produto UltraFlex advêm deste conhecimento em ciências dos materiais, envolvendo ligas de cobalto, que abordam a resistência à corrosão, e compósitos de carbeto que atrasam o desgaste abrasivo e/ou erosivo.
 
No caso de componentes como válvulas para ambientes agressivos, a pureza da liga de Stellite™ do UltraFlex assegura alta resistência à trincas e à delaminação da superfície, protegendo o substrato.
 
Sistemas tal qual bombas em unidades de craqueamento catalítico de fluidos podem ter seus componentes destruídos em poucos meses devido à abrasão rigorosa. Quando aplicada na superfície destes componentes, a solução à base de carboneto de tungsténio da Kennametal revelou-se eficaz em aumentar em até quatro vezes a sua vida útil.
 
Outros lançamentos
 
Além da linha UltraFlex, a empresa também aproveitará o evento para mostrar outros lançamentos da marca. Tais quais: ferramenta para interpolação de canais em espelhos para trocadores de calor, alargador modular de alto avanço RHM-E, novo sistema para fixação de insertos sólidos de CBN, apresentações via sistema Multitouch.