Doze setores acumularam estoques indesejados em abril, aponta CNI

Doze setores acumularam estoques indesejados em abril, aponta CNI.

Dos 28 setores da indústria de transformação analisados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 12 apresentaram nível de estoques acima do planejado em abril, segundo Sondagem Industrial divulgada nesta segunda-feira (20) pela entidade. Entre esses 12 segmentos, em nove o volume de mercadorias "paradas" aumentou em relação ao mês de março.

No conjunto, o indicador de estoques da indústria de transformação ficou em 50,3 pontos em abril, no índice que considera o volume efetivo em relação ao planejado. O indicador varia de zero a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos representam alta na quantidade de mercadorias estocadas. Em março, esse índice foi de 49,7 pontos, um nível que não é considerado indesejável.
 
Entre os setores com estoques acima do planejado destacam-se vestuário (54,3), calçados (54,4), celulose e papel (53,9), informática (53,1), máquinas e equipamentos (54,5), outros equipamentos de transporte (56,3), entre outros.
 
De acordo com a pesquisa, a produção de 19 dos 28 setores da indústria de transformação aumentou entre março e abril. O indicador de produção ficou em 51,8 pontos em abril. Valores acima de 50 pontos representam alta na atividade em relação ao mês anterior. Em março, esse índice foi de 51,5 pontos, e de 44,9 pontos em abril de 2012. 
 
Entre os setores com expansão na atividade em abril estão alimentos, têxteis, vestuário, couro, calçados, celulose, derivados de petróleo, químicos, limpeza, farmacêutico, entre outros. Sete segmentos apresentaram queda na produção no período, como bebidas, madeira, minerais não metálicos, máquinas e materiais elétricos, móveis, manutenção e reparação, além de equipamentos de transporte, exceto automotores.
 
Considerando toda a indústria - inclusive o setor extrativo - o índice de produção apurado foi de 52,8 pontos, mostrando um aumento na atividade.
 
A indústria reduziu o otimismo em relação à demanda nos próximos seis meses. Esse indicador recuou de 60,1 pontos em abril para 59,6 pontos em maio, de acordo com a Sondagem Industrial. As perspectivas de exportações para os próximos seis meses subiram para 52,5 pontos, ante 50,1 pontos em abril. Em relação à compra de matéria prima, a expectativa teve uma leve queda no período, passando de 57,9 pontos para 57,4 pontos entre abril e maio. A pesquisa da CNI foi feita com 1,87 mil empresas de todo o país entre os dias 2 e 14 de maio.
 
Por Thiago Resende/ Valor Econômico