Land Rover ainda quer construir fábrica no Brasil

Falta de regulamentações do Inovar-Auto retarda decisão, avalia presidente Flavio Padovan.

A Land Rover continua no processo de estudo de viabilidade para a construção de uma fábrica no Brasil, decisão que ainda deve demorar mais alguns meses, afirma o presidente da Jaguar e Land Rover América Latina e Caribe, Flavio Padovan. “Temos o desejo de ter (fábrica no Brasil), mas não temos a decisão. O assunto não está esquecido, mas decidido, ainda não”, disse o executivo na quarta-feira (15), em São Paulo.

Padovan explica que o Inovar-Auto, em vigor desde 1º de janeiro de 2013, trouxe uma série de desafios para quem quer se instalar e produzir no País, mas que a falta de regulamentações em diversos âmbitos do regime retardam a decisão. Por outro lado, alguns aspectos flexíveis, como condições especiais para plantas de baixo volume, com até 35 mil veículos por ano, dá consistência ao projeto.
 
“Nossa intenção é ter a fábrica. Acredito que em breve teremos um resultado positivo para o projeto, mas é uma decisão difícil. Quanto ao Inovar-Auto, não está tudo definido, faltam detalhes e regulamentações e isso dificulta os estudos”, argumenta Padovan.
 
A princípio, a ideia é instalar uma fábrica para a produção de veículos apenas da marca Land Rover, que assim como a Jaguar, é controlada pela indiana Tata Motors. Sem revelar quais modelos poderiam ser produzidos aqui, o executivo diz que a vinda de marcas premium para a indústria brasileira confirma a importância do mercado local para essas companhias: “Veículos importados são extremamente importantes para o Brasil porque estabelecem parâmetros de evolução de tecnologias. A presença das marcas premium produzindo no País geraria também outro movimento: o de fornecedores globais que poderiam se instalar aqui e promover o desenvolvimento local.”
 
O presidente da Jaguar Land Rover também não revela os locais que poderiam abrigar a fábrica da marca, mas afirma ter visitado todos os estados brasileiros. Recentemente, ele sobrevoou a capital do Rio de Janeiro e na ocasião admitiu que o estado da Região Sudeste poderia ser um candidato.
 
Se aprovada pela matriz, a fábrica da Land Rover no Brasil seria a primeira da marca fora do Reino Unido, onde mantém duas fábricas na Inglaterra, a de Solihull (perto de Birmingham) e a de Halewood (próximo a Liverpool). Além dessas, a Land Rover mantém uma linha de montagem de CKD na Índia, na mesma linha de montagem dos veículos da Tata Motors e uma unidade está em fase de início de construção na China, onde a empresa firmou uma joint venture com a Chery para produzir no país.
 
Por Sueli Reis/ Automotive Business