Em abril, venda de carro importado recua 7%

Em abril, venda de carro importado recua 7%

Na contramão do desempenho positivo das montadoras instaladas no Brasil, as vendas de carros das marcas que não contam com fábricas no país voltaram a cair no mês passado. A queda, na comparação com o mesmo período de 2012, foi de 6,9%, numa época na qual o mercado nacional subiu mais de 29%.

No total, foram importados 11,1 mil carros no país, segundo balanço divulgado pela Abeiva, entidade que representa marcas como Kia Motors e JAC Motors, além de grifes do segmento premium como BMW, Audi e Land Rover.
 
Na comparação com o fraco desempenho de março, contudo, os emplacamentos desses carros importados mostraram crescimento de 36% em abril. Para a Abeiva, a reação está ligada ao início das cotas que permitem a venda de importados sem os 30 pontos percentuais extras do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
 
Desde o ano passado, as vendas das associadas da Abeiva têm sido afetadas por essa diferenciação tributária. Com o novo regime automotivo, editado no dia 3 de outubro, as importadoras passaram a ter as cotas, mas isso ainda não repercutiu em crescimento de vendas nas marcas que disputam os segmentos mais populares do mercado. Os emplacamentos da chinesa JAC Motors, por exemplo, caíram 7,5% nos quatro primeiros meses do ano. A coreana Kia, associada com maior escala de venda entre as marcas da Abeiva, não se habilitou ao novo regime e, sem as cotas de importação, viu uma queda de 28,8% no período.
 
Por Eduardo Laguna/ Valor Econômico