Grupo Index expõe novidades em máquinas torno CNC

O Grupo alemão expõe máquinas ainda não apresentadas no Brasil.

O Grupo Index, um dos líderes mundiais na fabricação de tornos CNC, estará expondo na Feimafe 2013 no estande L48. Durante a feira a empresa irá expor duas novidade ao público brasileiro: o Multifuso CNC INDEX MS40C, um torno para alta produção; e o torno CNC de cabeçote móvel TRAUB TNL18, que possui uma nova versão com um eixo B adicional. As duas máquinas foram lançadas no fim do ano passado na Alemanha, onde fica a matriz da empresa. Pela primeira vez elas serão expostas no Brasil. 

Multifuso CNC INDEX MS40C 
 
A máquina é 100% programável pelo comando CNC Siemens e garante tempos de setup reduzidos devido à fácil preparação de ferramental de corte e fixação. Os seis fusos, com motor integrado e eixo C, são independentes e programáveis, com passagem de barras de 40 mm e rotação de 7.000 rpm. Os cursos X, Z e Y são de 73 mm, 120 mm e 42 mm, têm potência de 24 kw e torque de 57 Nm à 25% ED. Este torno conta ainda com fresamento de polígono para aplicações especiais. O sistema modular Index permite uma configuração personalizada em até 12 carros CNC, eixos Y, até dois fusos síncronos e até seis ferramentas fixas e acionadas para usinagem posterior de peças. 
 
Durante a usinagem, é possível programar a melhor velocidade, que pode variar durante o corte, em cada posição dos seis fusos. Também é possível alterar as  velocidades durante a indexação do tambor, diminuindo os tempos secundários. O eixo C, disponível em todos os fusos, também permite a usinagem completa de peças em tempos mínimos. Os eixos Y opcionais expandem ainda mais a gama de aplicações da máquina para peças complexas. 
 
Torno de cabeçote móvel TRAUB TNL18
 
O torno CNC de cabeçote móvel Traub TNL18, possui uma nova versão com um eixo B adicional, ampliando sua gama de aplicações para processos de usinagem mais exigentes. Com a adição do eixo B no revólver superior, o mesmo poderá ser basculado, numericamente controlado, na faixa de atuação de 100°; com isso podemos usinar peças de geometrias altamente complexas. As operações adicionais como fresamentos, furações e rosqueamentos inclinados em todas as posições angulares podem ser executadas.
 
A máquina possibilita a usinagem simultânea com até três ferramentas. O contra fuso está localizado sobre a guia cruzada X/Y/Z, que também carrega o cabeçote revólver inferior com 7 estações. O cabeçote móvel tem curso em Z1 de 205 mm, potência máxima de 3,0 kW (100%), rotação máx. de 12.000 rpm e passagem de barras de máx. de 20 mm. O cabeçote revólver superior possui 3 eixos lineares X/Y/Z e eixo B e até 24 ferramentas, e o inferior até 21, todas acionadas. A unidade posterior de usinagem tem 7 alojamentos para ferramentas, sendo 3 acionadas. O giro do revólver é realizado por um eixo NC, sem travamento mecânico. Isto permite posicionar rapidamente, tanto o revólver como o contra fuso, em qualquer ângulo.
 
No total serão expostos cinco tornos CNC, sendo quatro da marca Index e um da marca Traub, são eles:
- INDEX C100 – Centro de torneamento e fresamento (torno multitarefa) com 3 cabeçotes revólver;
- INDEX MS40 C – Torno Multifuso 100% programável pelo comando CNC;
- INDEX IT600 – Torno CNC Universal com contraponta programável. Produzido no Brasil;
- INDEX IT600 – Torno CNC Universal com cabeçotes revólver multifuncional. Produzido no Brasil.