Volvo C30 elétrico carrega em apenas 90 minutos

Desenvolvido em parceria com a Siemens, será lançado na Europa no terceiro trimestre deste ano

A Volvo divulgou na terça-feira (23), detalhes do Volvo C30 EV, elétrico desenvolvido em parceria com a Siemens, com quem já mantém parceria desde agosto de 2011. A versão do hatch será lançada na Europa no terceiro trimestre de 2013. Seu grande diferencial está no tempo de carregamento da bateria de 22 kWh: apenas 90 minutos, mas desde que a fonte de energia seja um gerador trifásico. Se for utilizada uma tomada comum de 220V, a recarga completa demora de 8 e 10 horas. 

"Estamos orgulhosos de ter desenvolvido esta solução única. Demos um passo importante no sentido de tornar os carros elétricos mais viáveis como uma proposta comercial em ambos os setores público e privado", diz o vice-presidente de sistemas de propulsão elétrica do grupo Volvo, Lennart Stegland.
 
O motor, desenvolvido pela Siemens, tem potência de até 120 cavalos e é capaz de acelerar de zero a 70 km/h em 5,9 segundos. Segundo Stegland, em menos de 10 minutos é possível acrescentar energia para percorrer mais 20 quilômetros com o modelo.