Siemens desenvolve comunicação em tempo real para wireless industrial

Através de um novo dispositivo, a família de produtos Scalance W pode ser utilizada para transmissão de dados em tempo real.

Através de um novo dispositivo chamado Key-Plug, a família de produtos Scalance W da divisão de Automação Industrial da Siemens agora pode ser equipada e utilizada para transmissão de dados em tempo real por uma rede Wireless Industrial (IWLAN) de acordo com a norma IEEE 802.11n. 

O Key-Plug, dispositivo de troca semelhante ao consagrado C-Plug, pode ser usado para habilitar os chamados iFeatures – funcionalidades específicas de uso industrial – que oferecem uma comunicação de dados de forma determinística necessária para aplicações de tempo real. A função iPCF (industrial Point Coordination Function) quando ativada pode ser utilizada usando-se Profinet IO com tempos de ciclo mínimos de 16 ms. Segundo o gerente de produto da Siemens, Wellington Araújo, com essa função, é possível inclusive acionar um comando de parada de emergência Profisafe da máquina, por exemplo, proporcionando assim uma rápida atuação com a segurança exigida para cada tipo de aplicação através de uma rede de dados sem fio IWLAN.
 
O dispositivo Key-Plug está disponível em duas diferentes versões: Key-Plug W780 iFeatures para Pontos de Acesso Scalance W e Key-Plug W740 iFeatures para Módulos Clientes Scalance W. Além de habilitar as funções iFeatures, com o Key-Plug você também pode salvar os dados de sua configuração. Isso permite que um dispositivo seja trocado sem perda de tempo em caso de falha – sem a necessidade da conexão intermediária de um PC ou dispositivo de programação. Novas funcionalidades estão planejadas para o Key-Plug em 2013, o que ampliará o seu escopo de aplicações. 
 
Contexto
 
A norma IEEE 802.11n para WLAN não define métodos específicos para roaming rápido e automático entre diversos pontos de acesso nem para comunicação de dados determinística. Os requisitos necessários para transmissão em tempo real usando WLAN podem ser selecionados através da função iPCF. Nessas condições, uma transmissão em tempo real por uma rede Wireless Industrial (IWLAN) se torna uma ótima alternativa às redes cabeadas. Entre as principais áreas de aplicação estão instalações nos quais o uso de cabos seria excessivamente trabalhoso, caro ou nos quais os cabos estariam sujeitos a um rápido desgaste.