Workshop lança projeto de mapeamento para a indústria oceânica

Serão pesquisados os setores metalmecânico, eletroeletrônico e de polímeros.

Será lançado oficialmente na próxima terça-feira (23) o Mapeamento de Competências Industriais de Empresas para o Mercado de Petróleo & Gás, Naval e Offshore no Rio Grande do Sul – desenvolvido por meio de uma parceria entre a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs). O evento ocorre no Salão de Convenções da Fiergs, das 14h30 às 18h.

O projeto centrará esforços em cem empresas dos setores metalmecânico, eletroeletrônico e de polímeros. O objetivo é conhecer processos produtivos, tecnologias e competências industriais das empresas que tenham interesse em entrar no mercado de petróleo, gás e naval. “Esse mapeamento contribui para uma das metas do Programa RS Indústria Oceânica, que é promover o desenvolvimento da cadeia de fornecedores”, afirma o presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin.
 
A base de dados resultantes desse trabalho facilitará o intercâmbio de empresas-âncoras da indústria oceânica com outras entrantes no mercado. “O levantamento possibilitará ainda à Petrobras conhecer em detalhes as capacidades do Estado para a cadeia de petróleo e gás”, resume o vice-presidente da AGDI, Aloísio Nóbrega.
 
No dia 23, serão apresentados os principais passos do projeto e a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que aplicará o instrumento de pesquisa e os resultados esperados. Também estão previstas apresentações da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) sobre as potenciais demandas do setor e da ABDI sobre a iniciativa federal de apoio ao conteúdo local. Estão convidadas para o evento cerca de 700 empresas.
 
Com duração de um ano, o levantamento tem como critérios para escolha de empresas a verificação de que há interesse em ingressar na cadeia de fornecimento de petróleo, gás e naval, faturamento entre R$ 16 milhões e R$ 300 milhões, além de pertencer aos setores especificados.
 
Interessados podem entrar em contato com a equipe do RS Indústria Oceânica da AGDI ou com o Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore (CCPGE) da Fiergs:
• Na AGDI, ligar para (51) 3079-7074 ou enviar e-mail para [email protected]
• Na Fiergs, ligar para (51) 3347-8846 ou enviar e-mail para [email protected]