Confiança do empresário da indústria atinge menor nível desde agosto

Confiança do empresário da indústria atinge menor nível desde agosto

Os empresários do setor industrial estão menos otimistas em abril, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta terça-feira (16).

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido mensalmente pela confederação, caiu de 57,1 para 55,4 pontos entre março e abril e atingiu o menor patamar desde agosto do ano passado (54,5 pontos).
 
O levantamento foi realizado entre 1° e 11 de abril, com 2.185 empresas de todo o país. O índice varia de zero a cem pontos, e valores acima de 50 representam otimismo no setor.
 
Segundo a CNI, a queda na confiança do empresário industrial no início do ano pode ser um entrave para o crescimento dos investimentos no setor.
 
Na comparação com abril do ano passado, quando o indicador registrou 57,2 pontos, a retração é de 1,8 ponto. A média histórica do Icei é de 59,2 pontos.
 
Segmentos
 
A redução no otimismo da indústria foi causada pela menor expectativa em dois dos três segmentos pesquisados: construção civil e transformação. No setor extrativo, a confiança aumentou.
 
O índice do setor de transformação caiu de 56,5 para 54,2 pontos no período, o da construção civil recuou de 57,5 para 55,8 pontos e o da indústria extrativa passou de 54,8 para 56,1 pontos.