Assinado protocolo de instalação de fábrica da BMW em Santa Catarina

Empresa deve produzir cerca de 32 mil veículos por ano no estado.

O BMW Group oficializou na manhã desta segunda-feira (8), a instalação da primeira fábrica da montadora alemã na América Latina. Com cerca de 1,5 milhão de metros quadrados, ficará sediada em Araquari, no Norte Catarinense. O presidente da BMW Brasil, Arturo Piñeiro, falou com entusiasmo da expectativa do início das atividades no estado. Serão investidos cerca de 200 milhões de euros na fase inicial de instalação, o equivalente a R$ 518,78 milhões, na cotação do euro na manhã desta segunda.

O executivo ressalta que o Brasil apresenta significativo crescimento nas vendas da empresa alemã, fundada em 1916, em Munique, na Alemanha. Em 2012, foram vendidos cerca de 17.479 veículos no país. Com a instalação da empresa em solo catarinense, devem ser gerados cerca de 1.400 empregos diretos. O número de vagas indiretas criadas deve chegar a aproximadamente 5 mil, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen. Parte dos trabalhadores que atuarão na fábrica catarinense já estão sendo contratados e o escritório de treinamento, com 8 mil metros quadrados, deve ficar pronto em junho de 2013.
 
Piñeiro destaca que a presença da empresa no Brasil será uma oportunidade de geração de inovação e intercâmbio de cultura e tecnologia. “A fábrica da BMW do Brasil significa seu comprometimento com o futuro, bem como o relacionamento com novos fornecedores”, destacou durante sua apresentação na cerimônia de assinatura do protocolo de instalação da empresa no Brasil.
O BMW Group é detentor das marcas BMW, Mini, Motorrad e Rolls Royce. Possui 28 unidades em 13 países, em uma rede que contempla 104 nações. No Brasil, a empresa montou uma subsidiária, em 1995, e os serviços financeiros, em 1999. A partir de 2014, a planta industrial da empresa em Araquari deve produzir cerca de 32 mil veículos por ano, conforme informado por Piñeiro.
 
As tratativas que culminaram na assinatura do protocolo de instalação da BMW iniciaram em maio de 2011. O Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, enfatizou a tradição do estado em sediar empresas com destaque nacional e internacional, além da cultura de geração de inovação. Pontos que foram diferenciais para a escolha da montadora alemã pelo estado. Para a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, "o setor automobilístico era uma das últimas fronteiras que precisavam ser ultrapassadas para desenvolvimento da cadeia produtiva de Santa Catarina".
 
O presidente do grupo BMW, Arturo Piñeiro, explica que a montadora no Brasil foi aceita no Inovar Auto, um programa do Governo Federal que oferece benefícios e incentivos para as empresas automotivas instaladas no país. Elas devem apresentar contrapartidas, como redução de emissão de gás carbônico, programa de etiquetagem, incentivo a investimentos locais em inovação automobilística e incremento da cadeia de crescimento.
 
“Há uma distância muito grande entre nosso mercado e a capacidade de fabricar. O Brasil é o quarto maior consumidor mundial e pode ser também o quarto maior produtor. Queremos carros eficientes do ponto de vista econômico e do ponto de vista de sustentabilidade”, garantiu o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Ele destacou que há 37 empresas automobilísticas habilitadas para o programa do Governo Federal. Destas, oito estão iniciando seus investimentos em plantas industriais no país que, somados, chegam a quase R$ 5,5 bilhões.
 
Por Janara Nicoletti/ G1 SC