Produção nacional de veículos sobe 12% no primeiro trimestre

No total, as montadoras fabricaram 319,1 mil unidades no mês passado, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

A produção de veículos no país subiu 3,4% em março, comparativamente a igual período do ano passado. No total, as montadoras fabricaram 319,1 mil unidades no mês passado, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

O volume ficou 39,2% acima da produção de fevereiro, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (4) pela Anfavea, a entidade que abriga as montadoras instaladas no país. Assim, a indústria fechou o primeiro trimestre com 827,7 mil veículos produzidos, 12,1% a mais do que em igual período do ano passado. Para 2013, a Anfavea prevê um aumento de 4,5% na produção, chegando a cerca de 3,5 milhões de veículos, o que seria uma marca recorde.
 
Quando se considera apenas os carros de passeio e os utilitários leves – segmentos beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) -, a produção somou 298,4 mil unidades no terceiro mês do ano, uma alta de 3% em relação ao volume de um ano antes. Na comparação com fevereiro, houve acréscimo de 40,5%.
 
Já a fabricação de caminhões avançou 6,6% na comparação anual e 21,9% em relação a fevereiro, somando 16,9 mil unidades no mês passado. Nas fábricas de ônibus, a produção subiu 30,9% em março, comparativamente ao mesmo período de 2012. No total, 3,8 mil ônibus foram produzidos no mês passado, 26,2% acima de fevereiro.
 
Segundo o balanço da Anfavea, a ocupação nas montadoras, incluindo o setor de máquinas agrícolas, atingiu 151,9 mil empregados em março, no mesmo nível de fevereiro.
 
Vendas
 
As vendas de veículos novos no Brasil caíram 5,5% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Anfavea.
 
No total, 283,9 mil unidades foram vendidas no mês passado, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Na comparação com fevereiro – um mês com dois dias úteis a menos de venda -, o crescimento foi de 20,8%.
 
O setor fechou o primeiro trimestre com 830,5 mil veículos emplacados, mostrando crescimento de 1,5% em relação ao desempenho de um ano antes. As projeções da Anfavea apontam para um aumento de 3,5% a 4,5% do mercado neste ano, depois das vendas de 3,8 milhões de unidades de 2012, uma marca recorde.
 
Na segunda-feira (1º), Cledorvino Belini, presidente da entidade, manteve a meta com a decisão do governo de manter reduzidas as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até o fim do ano.
 
Quando se considera apenas os carros de passeio e os utilitários leves, foram licenciadas 268,6 mil unidades no mês passado, 5,4% abaixo do resultado de um ano antes. Na comparação com fevereiro, o crescimento foi de 20,6%.
 
Os emplacamentos de caminhões caíram 10,3% em relação a março de 2012, para 12,3 mil unidades. Já na passagem de fevereiro para março, houve alta de 23,2% nesse segmento.
 
O balanço da Anfavea também mostra queda de 1,9% nas vendas de ônibus em março, comparativamente ao mesmo mês do ano passado. Em relação a fevereiro, houve crescimento de 26%, com 3 mil ônibus emplacados.
 
Os importados responderam por 19,4% de todos os veículos vendidos em março, abaixo dos 21,2% de fevereiro.
 
Exportações
 
A receita da indústria automobilística brasileira com exportações atingiu US$ 1,39 bilhão no mês passado, com alta de 4,3% em relação ao mesmo período de 2012. Em volume, os embarques de veículos ao exterior - entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus - somaram 43,5 mil unidades em março, 3,1% acima do desempenho de um ano antes.
 
Na comparação com fevereiro, as exportações do setor, em volume, subiram 37,1%. Em faturamento, as exportações, cresceu 25,8% na comparação com fevereiro. Com isso, as montadoras acumularam embarques de 111,5 mil veículos no primeiro trimestre, praticamente no mesmo nível de igual período de 2012, quando 111,8 mil unidades tinham sido exportadas. O faturamento no acumulado do ano caiu 2% em relação a igual período anterior, somando US$ 3,49 bilhões.
 
Por Eduardo Laguna/ Valor Econômico