Aço: acordo no Japão pode causar aumento

Fonte: InfoMoney - 14/06/07

O aço utilizado na fabricação de automóveis pode ter iniciado nesta quarta-feira (13) uma nova rodada de elevação dos preços nos mercados internacionais. O primeiro acordo para o aumento de preços foi anunciado no Japão ainda nesta sessão.

O jornal Nikkei informou nesta quarta-feira (13) que a siderúrgica Nippon Steel e a Toyota Motor fecharam um acordo para aumentar em 10% o preço do aço especial usado para autopeças e de 5% do aço plano (laminado), utilizado nas carcaças dos automóveis.

Notícia surpreende até os otimistas
De acordo com os analistas do banco Citigroup, esta é a primeira vez em dois anos que uma siderúrgica obteve sucesso em elevar o preço dos dois tipos de aço.

"A tendência típica é de que as outras siderúrgicas sigam com aumentos similares", destaca o relatório do banco enviado nesta quarta-feira.

O aumento de preços no Japão surpreende até os analistas mais otimistas com o setor siderúrgico.

"Entretanto, nós acreditamos que esta notícia pode vir como uma rajada para os gestores de fundos internacionais e outros que têm alta confiança na indústria automotiva e que duvidavam do poder de barganha do setor siderúrgico", diz o Citigroup.

Ações do setor avançam
Refletindo a notícia, as ações do setor siderúrgico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) têm um dia positivo.

As ações preferenciais classe A da Usiminas (USIM5) avançam 1,98%, os papéis ordinários da CSN (CSNA3)sobem 2,23%, as preferenciais da Gerdau (GGBR4) disparam 5,6% e as da Acesita (ACES4) têm alta de 2,14%.

Tópicos: