Empresa desenvolve mesa elevatória à prova de explosão

Empresa desenvolve mesa elevatória à prova de explosão

A Lycos Equipamentos desenvolveu uma mesa elevatória à prova de explosão. Segundo o diretor comercial da empresa, Luciano Rizzotto, já existem sistemas tradicionais à prova de explosão, porém são muito pesados, pois são elétricos e a proteção contra faíscas é uma blindagem. "A movimentação é deficitária e existe alto consumo de energia", explica Rizzotto.

Para atender a demandas de clientes e buscando otimizar a eficiência energética, a equipe de engengharia da Lycos desenvolveu uma mesa elevatória com motor híbrido à prova de explosão e elevação com cilindro hidráulico acionada por comando de alavanca. "Aliamos baixo consumo, menor peso e comodidade na operação. Além disso, o equipamento é customizado e atende as normas da Petrobras", avalia o diretor comercial
 
Já foram vendidas unidades para empresas parceiras da Petrobras, como Confab e Delp Engenharia. Como é uma mesa que opera em ambiente com alto risco de explosão, é destinada principalmente ao segmento de óleo e gás e também para ambientes confinados, como cabines de pintura e movimentação de produtos inflamáveis. "Serve para manutenção de queimadores e fornos da indústria de petróleo e gás, assim como manutenção de tubulação de gás inflamável", comenta Rizzotto. 
 
O produto levou três anos para ser desenvolvido e desde quando foi finalizado, no início de 2012, já passou por duas atualizações. Hoje está nos trâmites finais do processo de patente.