VW utiliza as variações climáticas e racionaliza recursos naturais e energia

Com a instalação de estação meteorológica na fábrica de São José dos Pinhais, há utilização eficiente de recursos naturais

Para utilizar a energia e os recursos naturais de forma eficiente na produção de veículos, a unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, no Paraná, usa a própria natureza a favor, ao adaptar os seus processos às condições do clima. Uma estação meteorológica acaba de ser instalada na fábrica para monitorar as variações climáticas como temperatura externa, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e volume de chuva. 

Com os dados, a unidade consegue racionalizar o uso de energia e de gás natural ao controlar de forma precisa a quantidade de água fria ou quente fornecida para a climatização das cabines de pintura automotiva. Em dias quentes, a redução acontece no consumo de gás natural usado para aquecer caldeiras e, em dias frios, na energia elétrica usada nos equipamentos que fornecem água gelada para resfriamento.
 
A estação também traz benefícios para a estabilização do processo de pintura automotiva com tinta à base de água.Todo o ambiente das cabines de aplicação de tinta é climatizado e controlado, pois temperatura, umidade, velocidade e fluxo do ar podem impactar diretamente o processo. As cabines de pintura trabalham com temperatura e umidade controladas e não podem sofrer interferências com as variações. 
 
A nova estação meteorológica é alimentada por energia solar. A fábrica do Paraná também iniciou um projeto pioneiro para a utilização da energia fotovoltaica no processo produtivo, por meio da instalação de painéis solares no telhado do prédio da Montagem. Com a energia dos painéis, a unidade consegue repor o equivalente ao consumo dos carregadores de baterias dos veículos autoguiados AGV (Automatic Guided Vehicle), utilizados para o transporte e o abastecimento de peças na produção.
 
O sistema instalado, chamado de "on grid", permite que os painéis solares devolvam energia à rede mesmo quando não há produção aos domingos ou feriados, reduzindo custos com conta de luz. O sistema consiste na conversão de energia luminosa incidente sobre materiais semicondutores em eletricidade. 
 
Unidade de São José dos Pinhais 
Uma das mais modernas fábricas do grupo Volkswagen, a unidade de São José dos Pinhais, produz os modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox e Golf, com capacidade de produção de 870 veículos/dia. Em 14 anos de funcionamento, o complexo industrial produziu mais de 2,1 milhões de veículos para os mercados interno e externo e, atualmente, conta com cerca de 3.500 trabalhadores.