Empresa europeia cria primeiro avião elétrico de decolagem vertical

Segundo a empresa, o uso de rotores horizontais em aviões pode criar uma classe de aeronaves para substituir os helicópteros no futuro

A fabricante europeia de helicópteros, AugustaWestland, desenvolveu o Projeto Zero. Trata-se do primeiro avião de decolagem vertical movido a eletricidade da história. Um ponto interessante da aeronave é a disposição de seus rotores, que dão sustentação ao voo: eles ficam dispostos na horizontal, no mesmo plano da fuselagem, no momento da decolagem e pouso. No voo, podem ser inclinados em até 90 graus.

Segundo a AugustaWestland, mais do que um protótipo, o Project Zero já realizou voos. Na avaliação da empresa, o uso de rotores horizontais em aviões pode até mesmo criar uma nova classe de aeronaves para substituir os helicópteros no futuro. “Ele oferece velocidades e alcance muito maior do que o permitido pela tecnologia dos helicópteros”, disse Daniele Romiti, CEO da AugustaWestland.
 
Os rotores do Project Zero são a parte central de anos de desenvolvimento. Na aeronave, eles ocupam o espaço das asas e podem ser inclinados em até 90 graus. Desta forma, dispostos na horizontal, os rotores geram pressão para que o avião voe. Uma vez feita a decolagem, o piloto pode mudar a inclinação dos rotores para que o avião se mova para a frente, para cima e para baixo. Neste cenário, os rotores deixam de gerar sustentação, que passa a ser provida pelas asas.
 
Atualmente, o Project Zero é visto pela empresa como um modelo de demonstração de suas capacidades tecnológicas. No futuro, a AugustaWestland estuda comercializar uma versão mais adequada ao uso civil. Uma das possibilidades é a de que a motorização da aeronave torne-se híbrida entre diesel e eletricidade.
 
Por Filipe Garrett/ TechTudo